Lançado em 2020, o livro “Consciência fonológica na Educação Infantil e no Ciclo de Alfabetização”, de Artur Gomes de Morais reforça e prova, no contexto brasileiro, que as teorias dos campos da psicologia e da linguística exploradas desde a década de 1980 têm sido mais eficazes na codificação e decodificação do alfabeto.
Portanto, sendo a escrita alfabética a representação dos sons da língua, sua apropriação pela criança envolve inevitavelmente a CONSCIÊNCIA FONOLÓGICA. O Sistema Positivo de Ensino oferece os recursos para que os professores da Educação Infantil e dos Anos Iniciais explorem a alfabetização através deste foco. Mas, como fazer?
Depois de numerosas pesquisas com crianças brasileiras no contexto escolar, Artur Gomes de Morais reforça a importância da ludicidade neste processo, especialmente os jogos de linguagem: “Ao refletir sobre o tema, Debyser (1991) nos faz ver que os ‘jogos de linguagem’, tão frequentes nas mais variadas sociedades, permitem introduzir, na sala de aula, um espaço de prazer e de ampliação das capacidades humanas de lidar com a linguagem numa dimensão estética, gráfica e sonora.”
Levando em consideração os jogos de linguagem, oferecemos aos professores diversas parlendas, poemas ritmados, canções, acalantos e melodias para que sejam explorados em sala de aula com as crianças pequenas na Educação Infantil. Nos Anos Iniciais, todos os componentes curriculares exploram jogos de linguagem utilizando a música, nos diversos componentes curriculares, mas especialmente Arte e Língua Portuguesa.
Dessa forma, o ritmo é explorado em rimas, separações silábicas, explorações com o corpo e escuta ativa e atenta do silêncio e do som. Para promover ainda mais o trabalho com o ritmo na sala de aula, apresentamos aqui o jogo “Caminho Sonoro” que pode ser inserido no planejamento de qualquer turma dos Anos Iniciais.
Professor (a), imprima e plastifique as placas do arquivo abaixo, separe-as ao chão em fila, com uma distância aproximada de 60 cm. entre uma e outra. Desafie os alunos a criarem uma fila atrás das placas: para caminharem entre as placas e chegarem ao fim do caminho, é necessário que a criança reproduza o som conforme o pedido. Para as turmas de 1º e 2º ano, recomendamos que caminhem uma criança por vez, a partir do 3º ano você pode deixar o desafio ainda mais difícil, pedindo que elas caminhem juntas: quando a segunda criança caminha para a segunda placa, a próxima criança dá um passo e juntas, de forma ritmada, precisam executar os sons, e assim sucessivamente até a última criança da fila percorrer todo o caminho. Mas, como marcar o ritmo? Bata palmas ou use o metrônomo online, para isso digite no Google: “metrônomo” e utilize a régua em 90 BPM, explique para as crianças antes de começar que a cada toque do metrônomo elas executam o som pedido na placa da fila e um passo para frente.
Ficou com dúvidas para usar o jogo? Deixe sua pergunta nos comentários que vamos te ajudar!
Francisca
Não entendi como jogar
Deusneta Machado de Morais Araújo
Não entendi como jogar
Karoline Marianne Barreto
Oi professoras! Para jogar, enfileire as crianças atrás das placas, cada criança precisa fazer o som da placa que está na sua frente. Quando a criança da frente dá um passo, indo para a outra placa, a criança de trás também dá um passo a frente. Se um som terminar antes do próximo, a criança aguarda em silêncio para dar o passo a frente.