Olá, professores e professoras! Espero que estejam bem.
Você já ouviu falar sobre a Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL)? Esse método de ensino, muito utilizado em faculdades de medicina, pode também ser utilizado com seus alunos dos Anos Finais e Ensino Médio.
Assim como o nome prevê, esse é um método que é aplicado aos alunos partindo de situações problemas reais, que envolvem uma realidade complexa e necessitam da interdisciplinaridade para a sua resolução, assim como previsto pela BNCC.
Ao se depararem com o problema em sala de aula, sob a supervisão do(a) professor(a), os alunos devem trabalhar em grupos visando encontrar a melhor solução para aquele problema, buscando em suas anotações, realizando pesquisas, conversando com os colegas, definindo estratégias e aplicando a solução encontrada.
Mas aí surgem algumas dúvidas de como “fazer dar certo” esse método. Vamos tentar solucioná-las?!
- Como encontrar uma situação problema?
Professor(a), situações problemas fazem parte do nosso cotidiano, certo? Vale trazer para a pauta situações que se encaixem com o seu componente curricular, podendo partir também dos Temas Contemporâneos Transversais da BNCC.
Exemplo: se você for um(a) professor(a) da área de Ciências Humanas e deseja trabalhar com os problemas e temas sensíveis da atualidade, como o racismo, você pode apresentar a situação problema partindo de notícias e relatos de jogadores de futebol que enfrentam isso em campo, solicitando para que os alunos pensem historicamente em como podem enfrentar essa situação.
- A situação problema deve ser a mesma para todos?
Você pode entregar a mesma situação problema para todos os grupos ou partir de uma temática em comum, na qual cada grupo trabalhará com uma situação problema diferente, mas que se conecta na temática geral.
- Qual é o resultado da solução da situação problema?
Isso pode ser combinado previamente com as turmas e grupos envolvidos, a depender também do tipo de problema exposto e da sua relação com o componente curricular. Se for um problema social, como no caso do exemplo acima (sobre o racismo), que tal propor a idealização de campanhas de conscientização para a comunidade escolar? Se for um problema ambiental em Ciências da Natureza, que tal propor soluções viáveis para serem realizadas no cotidiano? A ideia é que esse problema possa ser resolvido de forma conjunta e no dia a dia, aproximando os alunos da realidade complexa vivenciada.
- Como avaliar esse processo de aprendizagem?
Esse tipo de método requer uma avaliação processual, considerando as etapas e participação dos alunos no desenvolvimento da solução para o problema. Não deve ser avaliado somente o produto e resultado, e sim, o caminho que foi percorrido para chegar até lá. Uma possibilidade é a avaliação por meio de rubricas, criando de forma democrática com os alunos envolvidos, critérios de avaliação.
Ficou com alguma dúvida sobre o assunto? Escreva para gente!
Bom trabalho!
Abraços,
Phanie