Olá professor e professora!

Observe o quadro abaixo, que apresenta as palavras-chave dos princípios pedagógicos e didáticos da Proposta Curricular do Sistema Positivo de Ensino:

Notem que o estudante está no centro do processo educativo e para colocá-lo neste lugar é necessário cercá-lo de teorias de aprendizagem, metodologias e práticas pedagógicas e ideais que favoreçam o protagonismo. 

Hoje, quero falar sobre um dos itens, e como ele é colocado em prática na construção da sequência didática da Educação Infantil, que é o item: Conhecimentos prévios e aprendizagem significativa. 

Privilegiamos os conhecimentos prévios da criança! Acreditamos que nada será compreendido de maneira significativa se não for valorizado o que o aluno já sabe e levado isso em conta para ensinar. 

A teoria da Aprendizagem Significativa foi criada por David Ausubel no início dos anos 1960 e defende que a aprendizagem ocorre de forma mais eficaz quando o novo conteúdo é relacionado de maneira significativa com o conhecimento pré-existente do aluno. Segundo Ausubel, a aprendizagem é “significativa” quando o aluno consegue integrar novas informações de forma lógica ao que já sabe, ao invés de apenas memorizar. Por isso, a primeira etapa da nossa sequência didática é o Sensibilizar. Veja um exemplo no material do Grupo 1. Sim, isso mesmo! Bebês já possuem conhecimento prévio. 

E também um exemplo com o Grupo 5. Nesta página, estamos começamos uma sequência didática buscando pela oralidade através da leitura de imagens e do conhecimento prévio das crianças sobre os elementos apresentados pelo personagem, como a mandioca e o cesto de palha. 

Considerar a cultura da criança é outro fator fundamental para uma aprendizagem significativa. Sabendo que as crianças aprendem através de jogos, brincadeiras e atividades lúdicas, precisamos construir os conhecimentos de maneira significativa buscando essas estratégias. Então, não iremos construir conhecimentos com o livro didático do ALUNO. E sim, com o livro didático DA PROFESSORA. As famosas letras azuis, cor de gabarito do professor, trazem toda a sequência da atividade brincante e lúdica que as crianças vão desenvolver SEM o uso do material de cada um. Aqui, a proposta é vivenciar experiências porque assim, ela vai aprender de maneira significativa. 

Acesse aqui o link do texto sobre a neurociência e a ludicidade. 

Veja um exemplo do Grupo 3, que descreve para a professora como ela vai Sensibilizar (Etapa 1) e como ela pode Construir os conhecimentos sobre conto e reconto de história (Etapa 2). 

E, por fim, para fechar uma sequência didática, reforçamos algumas das ideias principais construídas com a criança através dos registros. Esses registros geralmente são completados no material didático DO ALUNO, portanto essencialmente a criança utiliza o seu livro didático na Etapa 3: Registrar, em que destaca-se algum elemento da experiência para que ele seja registrado pela criança. Dessa maneira, para testar a memória de longo prazo, podemos pedir que a criança revisite essa atividade algumas semanas depois, e através da visualização do registro a criança se lembre de toda a brincadeira, atividade lúdica que foi realizada antes do registro em si. 

Veja o exemplo. Trata-se da Etapa 3 (Registrar) da sequência do Grupo 3 exemplificada anteriormente. 

De maneira resumida, podemos concluir que para que os princípios didáticos e pedagógicos do Sistema Positivo de Ensino aconteçam de maneira prática na sua sala de aula, colocando sua criança no centro da aprendizagem, é necessário analisar no seu planejamento se você está dedicando tempo de aula para que a criança possa Sensibilizar, Construir e então, só então, a criança vai Registrar em seu livro didático. Dessa forma, a criança encontra sentido na atividade do pintar, desenhar, recortar, colar, montar. 

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Atenciosamente, 

Karoline Barreto.