Olá professor e professora!
Observe o quadro abaixo, que apresenta as palavras-chave dos princípios pedagógicos e didáticos da Proposta Curricular do Sistema Positivo de Ensino:
Notem que o estudante está no centro do processo educativo e para colocá-lo neste lugar é necessário cercá-lo de teorias de aprendizagem, metodologias e práticas pedagógicas e ideais que favoreçam o protagonismo.
Hoje, quero falar sobre um dos itens, e como ele é colocado em prática na construção da sequência didática da Educação Infantil, que é o item: Conhecimentos prévios e aprendizagem significativa.
Privilegiamos os conhecimentos prévios da criança! Acreditamos que nada será compreendido de maneira significativa se não for valorizado o que o aluno já sabe e levado isso em conta para ensinar.
A teoria da Aprendizagem Significativa foi criada por David Ausubel no início dos anos 1960 e defende que a aprendizagem ocorre de forma mais eficaz quando o novo conteúdo é relacionado de maneira significativa com o conhecimento pré-existente do aluno. Segundo Ausubel, a aprendizagem é “significativa” quando o aluno consegue integrar novas informações de forma lógica ao que já sabe, ao invés de apenas memorizar. Por isso, a primeira etapa da nossa sequência didática é o Sensibilizar. Veja um exemplo no material do Grupo 1. Sim, isso mesmo! Bebês já possuem conhecimento prévio.
E também um exemplo com o Grupo 5. Nesta página, estamos começamos uma sequência didática buscando pela oralidade através da leitura de imagens e do conhecimento prévio das crianças sobre os elementos apresentados pelo personagem, como a mandioca e o cesto de palha.
Considerar a cultura da criança é outro fator fundamental para uma aprendizagem significativa. Sabendo que as crianças aprendem através de jogos, brincadeiras e atividades lúdicas, precisamos construir os conhecimentos de maneira significativa buscando essas estratégias. Então, não iremos construir conhecimentos com o livro didático do ALUNO. E sim, com o livro didático DA PROFESSORA. As famosas letras azuis, cor de gabarito do professor, trazem toda a sequência da atividade brincante e lúdica que as crianças vão desenvolver SEM o uso do material de cada um. Aqui, a proposta é vivenciar experiências porque assim, ela vai aprender de maneira significativa.
Veja um exemplo do Grupo 3, que descreve para a professora como ela vai Sensibilizar (Etapa 1) e como ela pode Construir os conhecimentos sobre conto e reconto de história (Etapa 2).
E, por fim, para fechar uma sequência didática, reforçamos algumas das ideias principais construídas com a criança através dos registros. Esses registros geralmente são completados no material didático DO ALUNO, portanto essencialmente a criança utiliza o seu livro didático na Etapa 3: Registrar, em que destaca-se algum elemento da experiência para que ele seja registrado pela criança. Dessa maneira, para testar a memória de longo prazo, podemos pedir que a criança revisite essa atividade algumas semanas depois, e através da visualização do registro a criança se lembre de toda a brincadeira, atividade lúdica que foi realizada antes do registro em si.
Veja o exemplo. Trata-se da Etapa 3 (Registrar) da sequência do Grupo 3 exemplificada anteriormente.
De maneira resumida, podemos concluir que para que os princípios didáticos e pedagógicos do Sistema Positivo de Ensino aconteçam de maneira prática na sua sala de aula, colocando sua criança no centro da aprendizagem, é necessário analisar no seu planejamento se você está dedicando tempo de aula para que a criança possa Sensibilizar, Construir e então, só então, a criança vai Registrar em seu livro didático. Dessa forma, a criança encontra sentido na atividade do pintar, desenhar, recortar, colar, montar.
O que achou deste conteúdo? Comente!
Dúvidas? Escreva nos comentários.
Atenciosamente,
Karoline Barreto.
Rosemary Gonçalves Ferreira
Muito interessante e bacana.
Allan
Muito interessante, parabéns!
Dhafyne
Perfeito, o texto esclarece de forma breve o conteúdo…
Lorena Viloilto dos Santos
Conteúdo maravilhoso, suporte eficiente para o planejamento pedagógico!
Gislaine
Ótimo aprendizado!
Beatriz Ceglys
Muito bacana e incentivador!
Giselly Arantes
Muito significativo!
Silvana Scalzo Gouvêa
Bem relevante!❤️
LILIANA
Perfeito!!
Luiza Venâncio
Conteúdo maravilhoso, suporte eficiente para o planejamento pedagógico!
Roseli Bernardes Doretto
Eu sou Professora do G5 no Livro de Experiência, nessa parte que fala dos povos indígenas Ianomâmis , levo a cesta , o Urucum , açafrão , jenipapo para eles conhecerem e fazemos um momento de degustação da mandioca e do milho, levo a farinha e a tapioca para apresentar a eles , meus alunos amaram a aula
Rosane Zimmer
Comteúdo maravilhoso para o planejamento pedagógico.
Karoline Marianne Barreto
Quantos comentários incríveis! Feliz em saber que o conteúdo contribuiu e que muitas professoras, como a Roseli, levam os elementos para a sala. A experiência é muito mais significativa quando a criança experimenta o sabor, sente textura, identifica cheiros, se desafia! Um excelente trabalho a todas vocês!
Vanea Regina da Silva Marcolino
Excelente conteúdo!!
LUDIMILENA CAVALCANTE DE ALBUQUERQUE
Material fantástico
marilenebarreto65@yahoo.com
Bacana!
Emanuelle Felinto neves da Silva
Ótimo conteúdo para o planejamento!
Emanuelle Felinto neves da Silva
Conteúdo maravilhoso para o desenvolvimento.
SIRLEYDE SILVA SOUZA CAMPOS
Material fantástico parabéns!
Maria Celiza Rocha de Oliveira Luz
Excelente conteúdo, um suporte para os planejamentos pedagógicos mais eficientes. Parabéns!
Thais Lopes dos Santos
Ótimo conteúdo, vou implementar na rotina dos meus alunos
Karoline Marianne Barreto
Fico feliz com tantas devolutivas positivas! <3