Olá professoras e professores!!
No 3º, 4º e 5º anos, os alunos possuem no seu composto o material regional. A proposta pedagógica desse recurso visa complementar os assuntos abordados nos componentes de História e Geografia destacando as peculiaridades de cada Estado. Por meio da sequência didática os alunos são convidados a focar o seu olhar para os elementos que compõem cada unidade federativa, como o processo de colonização direcionou a constituição da população e as influências culturais.
O uso, aplicação e vivência do material regional permite, entre outros aspectos, o desenvolvimento de habilidades específicas dos componentes curriculares envolvidos, bem como o desenvolvimento da Competência “Repertório cultural”, definida pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC):
“Valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais, das locais às mundiais, e também participar de práticas diversificadas da produção artístico-cultural.”
Por que os elementos regionais são relevantes para a sala de aula?
✏️Alfabetização com sentido
Quando o conteúdo da alfabetização se conecta à realidade vivida pelas crianças, a aprendizagem se torna mais significativa. Ler palavras como capoeira, mandacaru ou chimarrão, por exemplo, em regiões onde esses termos fazem parte do cotidiano, ajuda os alunos a relacionarem som, escrita e vivência, fortalecendo o processo de aquisição da leitura e da escrita.
🧒🏽Desenvolvimento pessoal e identidade
Conhecer a história e a cultura de seu estado contribui para que a criança se reconheça como parte de uma coletividade. Isso favorece a construção da autoestima, do sentimento de pertencimento e do respeito à diversidade.
🧠Formação cognitiva ampliada
Explorar temas locais favorece a aprendizagem interdisciplinar. Ao estudar, por exemplo, um rio importante do estado, é possível abordar geografia (localização, relevo), história (ocupação das margens), ciências (ecossistema) e linguagem (relatos e poemas), ampliando a compreensão do mundo e integrando saberes.
🎨Fortalecimento da criatividade
A cultura local é rica em lendas, danças, receitas, músicas e saberes populares. Ao trazer esses elementos para a sala de aula, os alunos têm contato com outras formas de expressão, o que estimula a imaginação, a produção artística e a inventividade.
Como trazer os elementos regionais para a sala de aula?
🗺️ Mapa afetivo do bairro ou da cidade
Proponha que os alunos desenhem os lugares mais importantes para eles: a praça, a casa da avó, a escola, o campo de futebol. Em seguida, conversem sobre esses espaços e montem um grande mapa coletivo na sala.
📦 Caixa das memórias culturais
Peça que as crianças tragam objetos, fotos ou relatos que representem festas, tradições ou comidas típicas da região. Monte uma exposição na sala e promova rodas de conversa.
📖 Histórias e lendas locais
Apresente contos e lendas do estado e proponha atividades de reconto oral, dramatizações, ilustrações ou reescritas coletivas.
🎤 Projeto: Quem faz a história do nosso lugar?
Convide pessoas da comunidade para contar suas histórias: um pescador, uma parteira, um mestre de capoeira, por exemplo. Os alunos podem entrevistar, gravar vídeos ou montar um livro coletivo com essas memórias.
🍲 Sabores da nossa terra
Estude receitas típicas locais e proponha que os alunos entrevistem familiares sobre pratos tradicionais. Isso pode culminar com a criação de um pequeno livro de receitas da turma ou um dia de partilha cultural com alimentos.
🧭 Trilha cultural
Organize uma visita a um museu local, a uma feira popular, a um ponto turístico ou a um espaço natural da cidade. Antes e depois da visita, desenvolva atividades de preparação, registro e reflexão.
Ao valorizar as referências geográficas, históricas e culturais do estado, a escola amplia o universo dos estudantes sem desconectá-los de suas origens. Em vez de importar exclusivamente conteúdos de outras realidades, ela constrói uma ponte: do que é próximo ao que é distante, do que é vivido ao que é aprendido, do que é singular ao que é universal.
Esse olhar atento ao território e à cultura local é um gesto pedagógico potente — e um ato de respeito à história de cada criança.
Para contribuir para o seu planejamento ao envolver o material regional ao livro integral, o Sistema Positivo de Ensino disponibiliza uma tabela (https://docs.google.com/spreadsheets/d/1RRC-puu-9KU7Kbkgtfa8fX_e6AoPBegl/edit?gid=171529974#gid=171529974) com indicações para realizar essa integração. Use essa planilha para te ajudar a refletir e inspirar as suas metodologias.
Elenita
Muito interessante, projetos bem legais!