Pprofessoras e professores!!

É bastante discutida, nos dias em que vivemos, a importância do desenvolvimento das competências socioemocionais para o cidadão do século XXI. São elas: Autoconhecimento; Autorregulação, Consciência social, Habilidades de relacionamento e Tomada de decisões responsáveis.

Por essa razão, o livro didático do Sistema Positivo de Ensino oferece inúmeras oportunidades de trabalho com essas competências. Vejamos um exemplo no componente curricular  de língua portuguesa.  No livro didático do 9º ano, há uma discussão sobre cidadania, com podemos ver nas imagens apresentadas:

 

Nesse capítulo, os alunos têm contato com a Declaração Universal dos Direitos Humanos. O trabalho com o tema: Direitos humanos constitui uma grande oportunidade para trabalhar as competências socioemocionais. Algumas das relações que podem ser feitas são as seguintes: I – O conhecimento dos direitos humanos está ligado diretamente à consciência social. Se temos contato com as leis, temos também a possibilidade de lutar pela garantia não somente dos nossos direitos, mas também pelos direitos de todos os cidadãos. Para além de conhecer outras origens, outras culturas, a consciência social envolve sobretudo EMPATIA, o que, por essência, implica um exercício de se colocar no lugar do outro, respeitando a individualidade do nosso próximo, suas opiniões e crenças. Se assim agimos, conseguimos contribuir para a melhoria de vida de todos os cidadãos. II – Outra competência sobre a qual podemos refletir com os alunos é a Tomada de decisões  responsáveis. Se temos conhecimento dos direitos de todos, temos muito mais chances de tomar decisões acertadas em relação aos outros, seja na vida pessoal, seja na vida profissional. III) Por fim, podemos, ainda, refletir com os alunos sobre Habilidades de relacionamento, outra competência esperada para este século. Sobre ela, vale retomar a seguinte passagem da DUDH:

“Todos os seres humanos nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.”

(ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS.  Declaração Universal dos Direitos Humanos,1948. Disponível em: https://www.unicef.org/brazil/declaracao-universal-dos-direitos-humanos. Acesso em: 4 jul. 2025. )

A expressão Habilidades de relacionamento inclui, em seu sentido, a ideia de “agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade”.  Essa é (ou deveria ser) a essência das relações humanas. É preciso buscar a harmonia, a união e a paz nos ambientes em que convivemos, seja no espaço escolar, seja nos espaços externos à escola ( em casa, em contextos diversos da sociedade, entre outros).

Ficam, então, registradas algumas possibilidades de relações que podem ser feitas entre o conteúdo Direitos humanos e as competências socioemocionais. Não deixe de aproveitar esses momentos em que podemos levar os alunos refletir sobre como eles podem contribuir para uma sociedade mais humana, mais harmônica e mais justa.

Prof. Valter Zotto de Andrade (Especialista Pedagógico do Sistema Positivo de Ensino).