Professoras e professores!!!
Que ensinar vai além de transmitir conteúdos, todos nós estamos de acordo, certo?
No Ensino Fundamental (e em outros segmentos), cada atividade é também um exercício de cidadania, empatia e convivência. Quanto mais pudermos exercitar, melhor. Melhor para os alunos, para os professores, para a escola e a sociedade. Isso porque o dia a dia na sala de aula se torna mais investigativo, instigante e prazeroso. É possível desenvolver as aulas (de um período) por meio de projetos, por exemplo. Ou ainda, a partir de problemas reais que todos observam na comunidade. Utilizar de pesquisa e investigação para buscar soluções efetivas, bem como, ter um momento de exposição do que foi constatado e da proposta de intervenção para a sociedade, é benéfico para todos. Isso pode ser feito de maneira interdisciplinar ou não. Nesse caso, depende até de uma realidade e incentivo na própria comunidade escolar.
Aqui vale uma sugestão de trabalho: acesse o link e conheça a proposta que o Sistema Positivo de Ensino desenvolveu para viabilizar projetos, com planejamento e intencionalidade, considerando práticas de Educação Integral em suas comunidades escolares:
Clique aqui para conhecer o Positivo Integra
Ao trabalhar valores, projetos coletivos e habilidades socioemocionais, ajudamos nossos alunos a se tornarem pessoas que não apenas sabem, mas que também cuidam, respeitam e transformam.
Formar integralmente é plantar sementes que ultrapassam os muros da escola – e florescem pela vida toda.
Thierre André Monaro – Especialista Pedagógico do Sistema Positivo de Ensino