🌟 Ciclo de Lives - Educação Inclusiva 2025 🌟

Em 2025, nosso ciclo de lives se organiza em dois eixos centrais, sempre com um olhar atento ao ser humano que existe por trás de cada comportamento e diagnóstico. No primeiro semestre, o foco está nos comportamentos considerados inadequados em sala de aula — o que eles revelam, por que surgem e como os adultos podem atuar de forma empática, compreensiva e não medicalizante. Vamos refletir sobre o papel da escola, da família e das relações nesse processo de transformação.

Já no segundo semestre, mergulharemos no universo das altas habilidades. Compreender as características desses estudantes e oferecer estratégias que mantenham seu interesse e engajamento é fundamental para uma escola mais inclusiva, desafiadora e acolhedora.

Um ano de reflexões profundas, práticas transformadoras e trocas significativas para quem acredita na potência de uma educação centrada nas pessoas.

Abertura do Ciclo de Educação Inclusiva 2025

Tema: Contexto educacional: Comportamento inadequado na sala de aula e Altas Habilidades.

Nesta abertura de ciclo, voltamos nosso olhar para os dois grandes eixos que nortearão nossas conversas ao longo de 2025: os comportamentos considerados inadequados em sala de aula e os desafios e potencialidades das altas habilidades.

Esta live convida educadores a refletirem sobre como reconhecer, compreender e lidar com essas realidades de forma sensível e sem estigmas. A proposta é promover uma escola mais empática, que acolha tanto os desafios quanto os talentos de seus estudantes, valorizando cada trajetória de maneira única e significativa.

Ciclo de Educação Inclusiva 2025 - Comportamento inadequado na sala de aula: o que fazer?

Tema: Compreendendo o comportamento e transformando a prática docente

Esta live mergulha nas causas e nas nuances dos comportamentos considerados inadequados em sala de aula. Mais do que rotular atitudes, buscamos entender o que está por trás delas: desconfortos, inseguranças, necessidades não atendidas. A proposta é oferecer caminhos para que o educador se sinta mais preparado para agir com empatia, intencionalidade e estratégia — construindo relações mais saudáveis e tornando o processo de aprendizagem mais significativo e acessível para todos.

 

Ciclo de Educação Inclusiva 2025 - Comportamento Inadequado na sala de aula: tem acompanhamento, comprou medicamentos, e agora?

Tema: Comportamento Inadequado na sala de aula: tem acompanhamento, comprou medicamentos, e agora?