Bolota apresenta: o novo Grupo 3 para uso a partir de 2024

Olá professoras e professores de Educação Infantil, tudo bem? Se vocês já trabalham com a turma que utiliza o material referente ao Grupo 3 e ouviu falar ou viu as mudanças já aplicadas nos recursos didáticos do Grupo 4 e Grupo 5 e você está ansioso para mudar, saiba que a sua hora chegou!

Brincadeiras a parte, o Bolota, nosso mascote, veio até aqui especialmente para anunciar as principais mudanças no seu material didático, e, claro temos spoilers!

Ler mais

Thanksgiving no Brasil

Olá, professores e professoras!

No Brasil, O Dia de Ação de Graças, o “Thanksgiving Day” não é muito popular, mas costuma ser comemorado em escolas para divulgar a cultura americana e canadense. O “Thanksgiving Day” surgiu nos Estados Unidos como forma dos colonos da época comemorarem a fartura nas colheitas do outono de 1621.  Em 1863, o presidente americano Abrahan Lincoln decretou oficialmente que a 4ª quinta-feira de novembro seria o Dia de Ação de Graças. O Brasil segue a comemoração na mesma data. No Canadá se comemora na 2ª segunda-feira do mês de outubro, mais cedo, devido a estação das suas colheitas.

Ler mais

A importância do gênero infográfico no Ensino Médio

Olá, professores

do conhecimento de todos a importância de se trabalhar com os alunos as linguagens verbal e não verbal em sala de aula, ao longo da Educação básica, sempre respeitando a faixa etária em que se encontram os estudantes. Esse aspecto relacionado à idade é importante, pois, conforme os alunos vão cursando a Educação Básica, as possibilidades de trabalho vão se alargando, uma vez que eles, gradativamente, amadurecem e passam a compreender, de forma mais elaborada, algumas reflexões propostas em sala e aula. Um dos gêneros bem importantes e que proporcionam diversas formas de trabalho em sala é o infográfico. Neste artigo, vamos conversar um pouco sobre ele.

Ler mais

PARA QUE SERVEM OS CANTINHOS?

Olá, Professoras e Professores!

Conforme explorado no livro de Formação dos Professores de Grupos 1 e 2, Com Versos e Conversas Pedagógicas do Sistema Positivo de Ensino, atualmente a estratégia comum para organizar tempos e espaços na Educação Infantil são os cantinhos, também conhecidos como territórios, os quais circunscrevem o espaço, conforme uma temática, criando cenários para exploração e aprendizagem e são incluídos no planejamento de diversas formas, seja na exploração espontânea entre as atividades ou de forma direcionada para objetivos específicos da sequência didática.

Ler mais

Vamos utilizar a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) e colocar os estudantes no centro do processo de aprendizagem?

Olá, Professoras e Professores!

A Base Nacional Comum Curricular defende uma educação baseada na autonomia e no desenvolvimento dos estudantes, bem como enfatiza a necessidade de práticas pedagógicas que promovam a participação ativa dos estudantes, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e a construção do conhecimento de forma significativa. Nesse sentido, a BNCC propõe a superação da fragmentação radicalmente disciplinar do conhecimento, o estímulo à sua aplicação na vida real, a importância do contexto para dar sentido ao que se aprende e o protagonismo do estudante em sua aprendizagem e na construção de seu projeto de vida. (BNCC, p. 15, 2017) Dessa forma, ao logo do texto da BNCC, é possível identificar pontos em comum entre o texto desse documento e uma aprendizagem centrada no estudante.

Ler mais