CURSOS EAD

Os cursos EAD têm como objetivo o desenvolvimento de habilidades e competências específicas, enriquecendo o processo educativo e relacionando a teoria com a prática na formação continuada dos professores.

CALENDÁRIO DOS CURSOS 2024

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Este ano teremos 8 (oito) lançamentos de cursos EAD, para visualizar os nomes dos cursos, clique em: Novos cursos EAD 2024

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CURSOS GERAIS

Informações dos cursos Gerais

Carga Horária: 20 horas.
Duração do curso: 30 dias.
Abertura de turmas: quinzenais, acompanhe o período de início da turma no calendário dos cursos para 2023.
Os cursos possuem certificação de participação.
Atenção: os cursos e a programação estão sujeitos a alterações sem aviso prévio.

Alfabetização de cá para lá

Este curso tem como principal objetivo refletir sobre a Educação Inclusiva do ponto de vista prático, quebrando alguns estereótipos, trazendo uma visão real de aprendizagem, inserção ao grupo e avaliação dos conhecimentos adquiridos pelos alunos. Pensar na aprendizagem dos alunos tendo como base suas habilidades, necessidades e possíveis limitações, independentemente do diagnóstico.
Público alvo: Professores e Gestores – Educação Infantil ao Ensino Médio.

Alfaletramento: por um olhar interconectado entre as áreas

Um dos maiores legados que a escola fornece para os indivíduos é o aprendizado da leitura e da escrita. Muito além do acesso ao saber formal desenvolvido pela humanidade ao longo dos séculos, o ato de ler e escrever possibilita aos homens e mulheres, jovens e crianças de uma nação a diminuição das desigualdades, a instauração da justiça social, a garantia dos direitos, a clareza dos deveres, enfim, o pleno exercício da cidadania. Em função disso e atentos aos efeitos que o isolamento social imposto pela pandemia do novo corona vírus tem trazido para o trabalho com a alfabetização e o letramento na volta ao ensino presencial, ofertamos o curso “Alfaletramento: por um olhar interconectado entre as áreas”, a fim de que possamos analisar, refletir, discutir, (re)conhecer, planejar, construir e propor estratégias didáticas viáveis e efetivas para o desenvolvimento das competências leitoras e escritoras na escola, considerando os diferentes componentes curriculares. 
Público alvo: Professores e Gestores – Educação Infantil e Ensino Fundamental Anos Iniciais

Autismo: princípios e estratégias de ensino

Neste curso você vai explorar o tema TEA (Transtorno do Espectro Autista) na educação, compreendendo seus princípios, características e como ele afeta a aprendizagem dos alunos. Além de conhecer seus direitos e descobrir recursos e estratégias eficazes para trabalhar com eles em sala de aula, este curso também aborda maneiras de adaptar o currículo escolar e diferentes formas de avaliar os alunos com esse transtorno.

Público alvo: Educação Infantil ao Ensino Médio

A importância das habilidades socioemocionais no processo de aprendizagem: qual o papel do professor nesse contexto?

As salas de aula são espaços onde os alunos vivenciam emoções como alegria, tristeza, curiosidade, ansiedade e outros aspectos que marcam os vínculos interpessoais e afetivos que são construídos com os professores e os objetos de conhecimento. Esse fato atribui a dimensão emocional às práticas educativas que devem ser consideradas no ambiente escolar para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Nesse cenário, a escola é um espaço de formação dos indivíduos, habilidades e valores, no entanto a educação emocional praticamente não é contemplada. Levando-se em consideração que a BNCC sugere o trabalhado de competências gerais e habilidades socioemocionais e a importância desse contexto no atual cenário educacional, o objetivo deste curso será explorar a educação socioemocional como possibilidade de estratégia didática na mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores em prol de uma educação mais afetiva e humanizada.
Público alvo: Professores e Gestores – Educação Infantil ao Ensino Médio

Consciência fonológica na prática

Este curso tem como objetivo conhecer e compreender as habilidades e funções da consciência fonológica, assim como sua relação com os processos da leitura e da escrita nos estágios da alfabetização e do letramento. Vivenciar reflexões sobre experiências e estratégias pedagógicas, elaboração de recursos e práticas dentro do currículo escolar.

Público alvo: Educação Infantil

Desenvolvimento socioemocional: Comunicação Não Violenta

Para criar ambientes harmoniosos e saudáveis, é fundamental que a aprendizagem significativa seja construída no indivíduo como um todo, fazendo com que ele tenha a capacidade de ouvir, respeitar e entender as necessidades para lidar com conflitos. Com isso, a proposta desse curso é apresentar os principais conceitos e pilares do desenvolvimento socioemocional com o uso da comunicação não violenta (CVN) e a melhor forma de aplicá-la no contexto escolar

Público alvo: Educação Infantil ao Ensino Médio

Ensinar, aprender e avaliar: trilhando caminhos para a aprendizagem

O ato de ensinar, aprender e avaliar compõe um todo indissociável. Ensinamos mais e melhor quando a avaliação é compreendida como um processo que mobiliza saberes. E, nesse sentido, processos avaliativos efetivos supõem conhecer como o estudante pensa para ajudá-lo a aprender. Assim, é preciso que a escola esteja atenta a métodos e estratégias que estimulem o interesse pela aprendizagem e permitam acompanhar o seu desenvolvimento. Então fica a pergunta: por que é tão difícil avaliar? Qual a relação entre o que ensinamos e a avaliação? Será que a prova é o único caminho possível? Nesse curso, vamos compreender o que ensinamos e como ensinamos, e qual a relação disso com os resultados da aprendizagem que nós esperamos.
Público alvo: Professores e Gestores – Educação Infantil ao Ensino Médio

Educação Inclusiva na prática

Este curso tem como principal objetivo refletir sobre a Educação Inclusiva do ponto de vista prático, quebrando alguns estereótipos, trazendo uma visão real de aprendizagem, inserção ao grupo e avaliação dos conhecimentos adquiridos pelos alunos. Pensar na aprendizagem dos alunos tendo como base suas habilidades, necessidades e possíveis limitações, independentemente do diagnóstico.
Público alvo: Professores e Gestores – Educação Infantil ao Ensino Médio

Educação integral e a formação socioemocional: proposições e reflexões à luz da BNCC

A educação integral é emancipatória, pois considera o indivíduo por inteiro. Este curso propõe um debate sobre a dimensão socioemocional e sua importância para a formação do aluno, tendo como referência as proposições da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Público alvo: Professores e Gestores – Educação Infantil ao Ensino Médio

Empreendedorismo e Educação Financeira

O Empreendedorismo e a Educação Financeira são conteúdos abordados em muitas escolas brasileiras. Neste curso, apresentaremos uma breve explicação desses conteúdos e como trabalhar esses temas com os alunos de anos iniciais, partindo de contextos relacionados ao universo infantil. O objetivo é mostrar diferentes estratégias para despertar o empreendedorismo nos alunos cada vez mais cedo, para que, assim, possam aprender a consumir e planejar seus gastos de uma maneira consciente.

Público alvo: Ensino Fundamental – Anos Iniciais

Escola e Família: Parentalidade na educação

A escola e a família juntas se completam, e hoje uma depende da outra para criar um convívio de relevância para a formação dos estudantes. Mas como é vista essa parceria? Como são estabelecidos os compromissos entre escola e família? E como manter uma educação de qualidade dentro e fora da escola? A proposta do curso é discutir a responsabilidade da família e da escola na construção de uma educação de qualidade para os estudantes. Além de abordar quais são os desafios de orientar os pais e cuidadores a exercer uma parentalidade que crie vínculos e que impacte positivamente o desenvolvimento dos filhos.

Público alvo: Educação Infantil ao Ensino Médio

Gestão Escolar e os desafios da contemporaneidade

O curso de gestão escolar e os desafios da contemporaneidade fornece aos professores e gestores escolares conhecimentos e habilidades necessários para a gestão democrática de uma instituição escolar, apresentando os principais desafios desempenhados pelo gestor, suas funções e papéis, fundamentos básicos e dimensões da gestão, lideranças de equipes de alto desempenho, cultura e saberes escolares, além de práticas voltadas para o desenvolvimento da equipe docente, como técnicas comunicacionais, gestão de conflitos e tomada de decisão e responsabilidade.
Público alvo: Gestão Escolar.

Jogando e aprendendo: como a gamificação pode ser usada em sala de aula?

Como podemos transformar as aulas e estimular os alunos no processo de ensino aprendizagem, por meio de brincadeiras e interfaces? Este curso tem como principal objetivo falar sobre Gamificação em sala de aula, trazendo uma visão real de aprendizagem na atualidade e refletindo sobre a importância dos jogos na construção e desenvolvimento de valores no dia a dia do aluno, com base nas competências gerais de aprendizagens descritas na BNCC.
Público alvo: Professores e Gestores – Educação Infantil ao Ensino Médio

Jornada de Educação Inclusiva

Este curso tem como principal objetivo refletir sobre a educação inclusiva na prática, a fim de potencializar a utilização dos materiais e recursos do Sistema Positivo de Ensino no processo de aprendizagem dos educandos, com foco nas habilidades a serem desenvolvidas. Ele irá trazer uma visão geral sobre os princípios da educação inclusiva e discutir estratégias pedagógicas, além de abordar o papel do professor e da escola na promoção da inclusão.
Público alvo: Professores e Gestores – Educação Infantil ao Ensino Médio

Matemática, jogos e resolução de problemas: algumas possibilidades

Dentre os desafios enfrentados pelos professores que ensinam Matemática, podemos destacar dois pontos fundamentais: a falta de engajamento dos estudantes e a dificuldade de promover atividades que contribuam para uma aprendizagem significativa. Nesse sentido, o curso propõe reflexões acerca de abordagens que podem contribuir para a superação dessas dificuldades, mais especificamente vamos discutir como o uso de jogos, associado à resolução de problemas, pode transformar a sala de aula em um ambiente instigante e colaborativo, favorecendo, portanto, o desenvolvimento do letramento matemático. Para tanto, serão abordados temas relacionados aos jogos e seus diferentes momentos em uma aula de matemática, algumas possibilidades de abordagem da resolução de problemas e, ainda, a problematização de jogos realizados na sala de aula.
Público alvo: Professores e Gestores – Ensino Fundamental ao Ensino Médio.

Metodologias Ativas para a Educação

O curso Metodologias Ativas para a Educação tem por objetivo abordar as concepções e metodologias das novas formas de ensinar e aprender, com vistas à implementação de práticas educativas inovadoras preconizadas pela BNCC, que destaca a importância de aplicar metodologias e estratégias pedagógicas diversificadas, considerando as singularidades de cada contexto escolar. O curso promove situações de aprendizagens inovadoras para que o professor possa implementar em sala de aula, permitindo aos estudantes a construção de conhecimentos significativos e o desenvolvimento de habilidades e competências para as demandas complexas do mundo contemporâneo. 
Público alvo: Professores e Gestores – Educação Infantil ao Ensino Médio.

Mobilizando saberes: a avaliação como processo de aprendizagem nos Itinerários Formativos.

Os Itinerários Formativos se apresentam como uma forma de diversificar os conhecimentos dos estudantes e propiciar-lhes uma visão de mundo mais ampla e heterogênea, promovendo a incorporação de valores universais e auxiliando-os na tomada de decisões. Desse modo, o trabalho desenvolvido nos Itinerários Formativos visa promover o protagonismo e autonomia dos estudantes. Tendo isso em vista, este curso tem como objetivo apresentar as rubricas de avaliação como instrumento avaliativo que possibilita o trabalho com os eixos estruturantes investigação científica, processos criativos, mediação e intervenção sociocultural e empreendedorismo, todos presentes no desenvolvimento de Competências e Habilidades no contexto do Novo Ensino Médio.
Público alvo: Professores e Gestores – Ensino Médio

O processo educativo: formação integral, multidimensionalidade, competências emocionais e suas práticas

Alinhada às demandas do século XXI, a escola se propõe a formar sujeitos críticos, autônomos e responsáveis consigo mesmos e com o mundo. Tal processo requer superar visões reducionistas que privilegiam ou a dimensão intelectual (cognitiva) ou a dimensão afetiva, em prol de uma perspectiva integradora do desenvolvimento pleno do estudante. Considerando que os processos educativos ocorrem de modo multidimensional, este curso busca propor uma reflexão sobre a integração das competências socioemocionais nos processos de ensino e aprendizagem, aliando desenvolvimento cognitivo e emocional, afetivo, social e cultural, contemplando a singularidade de cada estudante na construção de seu percurso formativo e na elaboração de seu projeto de vida. Propõe também debater sobre os aportes filosóficos e as perspectivas teóricas que fundamentam a escolha pela implementação de práticas pedagógicas intencionalmente voltadas ao desenvolvimento das competências socioemocionais, apontando caminhos concretos para o professor promover o desenvolvimento integral dos estudantes.
Público alvo: Professores e Gestores – Educação Infantil ao Ensino Médio

O uso das Inteligências Artificiais (IA) na educação

A inteligência artificial (IA), está presente em nosso dia a dia, e na educação não é diferente. Tanto para a rotina dos docentes quanto dos alunos, a IA vem apresentando muitas vantagens e desvantagens, como a necessidade de adaptação e atualização constantes para as inovações tecnológicas. Neste curso, vamos apresentar o conceito de IA, como ela está inserida na educação e como é imprescindível que os docentes estejam preparados para lidar com essa tecnologia e utilizá-la em sala de aula.

Público alvo: Educação Infantil ao Ensino Médio

Pequeno tratado brincante sobre a curiosidade na Educação Infantil

O que é, o que é? Tem 11 letras; é essencial para que a aprendizagem ocorra; promove o desenvolvimento dos pequenos (e de gente grande também); não à toa, rima com idade e sensibilidade; deve habitar o cotidiano dos bebês e das crianças, na escola da infância: é a curiosidade! Você se considera curioso, professor? Será que todas as crianças são “curiosas por natureza”? Como podemos promover uma prática permeada pela curiosidade, investigação, exploração, brincadeira e interação? Qual a postura do professor que respeita e instiga a curiosidade dos pequenos? Como os materiais e a organização dos espaços podem contribuir para o desenvolvimento de crianças curiosas e exploradoras? Essas e outras reflexões, além de dicas e inspirações, você encontra neste curso. Ficou curioso?
Público alvo: Professores e Gestores – Educação Infantil 

Que cérebro é esse que entrou na escola: a neurociência e a educação no processo de ensino e aprendizagem

Este curso tem como principal objetivo mostra a relação entre neurociência com a educação no processo de ensino e aprendizagem, enfocando as dimensões cognitivas, afetivas, emocionais e motoras. Além do (re) pensar de práticas pelo olhar da Neurociência.
Público alvo: Professores e Gestores – Educação Infantil ao Ensino Médio.

Síndrome de Down: aprendizagens e muitas possibilidades

“A escola é um estrato da sociedade que lida com constantes desafios e possibilidades ao conviver com toda a diversidade que lhe é característica. Nesse contexto, configuram-se as diferenças e peculiaridades entre os sujeitos. Cada indivíduo é único em sua forma de ser, estar e agir no mundo. E é nesse cenário que se inserem as pessoas com síndrome de Down.
Neste curso, dialogaremos sobre as características, limitações e, sobretudo, potencialidades das pessoas com síndrome de Down, além de discutir estratégias pedagógicas que as auxiliem em sua aprendizagem.”
Público alvo: Professores e Gestores – Educação Infantil ao Ensino Médio

TDAH na educação: o que é e como trabalhar?

Este curso aborda o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) na educação, oferendo uma compreensão sobre o que é o transtorno e fornecendo estratégias práticas para trabalhar com os alunos. Serão apresentados os principais sintomas do TDAH, as dificuldades enfrentadas pelo discentes, bem como técnicas e recursos que podem ser utilizados nas práticas educacionais.

Público alvo: Educação Infantil ao Ensino Médio

Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade – TDAH

Sabemos que todo ser humano é único, inclusive em sua forma de aprender, mas ainda temos dificuldade para compreender as individualidades quando elas se apresentam caracterizadas sob a forma de síndromes ou transtornos, como o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). O aluno com TDAH tem como características básicas a desatenção, a agitação e a impulsividades sendo, desse modo, um grande desafio para pais, professores e profissionais de educação. Este curso pretende fornecer subsídios que favoreçam a aprendizagem e o aprofundamento sobre o transtorno, bem como sugestões de atividades que possam assegurar aos alunos com o transtorno meios significativos para aprendizagens efetivas e afetivas, favorecendo o desenvolvimento das suas potencialidades.
Público alvo: Professores e Gestores – Educação Infantil ao Ensino Médio

TOD: princípios e estratégias no contexto escolar

Este curso visa oferecer informações e estratégias para lidar com o TOD (Transtorno Opositivo Desafiador) na educação, em que serão abordados seus princípios, como identificá-lo e como trabalhar com alunos que apresentam esse transtorno. Serão abordados também, os recursos disponíveis e estratégias práticas para criar um ambiente inclusivo e favorável ao aprendizado desses alunos.

Público alvo: Educação Infantil ao Ensino Médio

CURSOS SOBRE O NOVO ENSINO MÉDIO

Informações dos cursos sobre o Novo Ensino Médio

Carga Horária: 3 horas.
Duração do curso: 30 dias.
Abertura de turmas: quinzenais, acompanhe o calendário dos cursos para 2023.
Os cursos possuem certificação de participação.

CONHEÇA OS CURSOS

  • Novo Ensino Médio – Arte
  • Novo Ensino Médio – Biologia
  • Novo Ensino Médio – Cultura Digital
  • Novo Ensino Médio – Educação Física
  • Novo Ensino Médio – Empreendedorismo
  • Novo Ensino Médio – Filosofia
  • Novo Ensino Médio – Física
  • Novo Ensino Médio – Geografia
  • Novo Ensino Médio – História
  • Novo Ensino Médio – Língua Inglesa
  • Novo Ensino Médio – Língua Portuguesa
  • Novo Ensino Médio – Literatura
  • Novo Ensino Médio – Matemática
  • Novo Ensino Médio – Núcleo de Estudos
  • Novo Ensino Médio – Oficina de Textos
  • Novo Ensino Médio – Projeto de Vida
  • Novo Ensino Médio – Sociologia
  • Novo Ensino Médio – Química
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