Programa de Formação EAD
📚 Os nossos cursos EAD são muito mais do que simples formações. Eles foram desenhados para desenvolver habilidades e competências específicas, enriquecendo o processo educativo e conectando a teoria à prática no dia a dia dos professores.
CALENDÁRIO DOS CURSOS 2025

*Lançamento de um novo curso.
Legenda das siglas das turmas:
JOR = JORNADAS EAD = CURSOS EAD DO PORTFÓLIO
Informações Gerais
Em nosso site, os cursos estão organizados em duas categorias principais:
💬 Jornadas
🎯 Cursos do Portfólio
_______________________________________________________________________
Duração do curso: até o dia 20/12/2025.
Carga Horária: 20 horas.
Abertura de turmas: quinzenalmente, conforme nosso calendário oficial.
Informações sobre as inscrições
- Cada pessoa pode se inscrever uma única vez no curso desejado. Não será necessário repetir a inscrição para o mesmo curso ao longo do ano.
- É possível se inscrever em quantos cursos desejar, as turmas terão início de forma quinzenal, conforme o calendário oficial de 2025.
- Recomendação: planeje sua participação com realismo. Se sua agenda estiver muito cheia, priorize um curso por vez. Dessa forma, você evita sobrecarga e aproveita melhor o aprendizado.
_______________________________________________________________________
Certificado
Os cursos possuem certificação de participação. Lembrando que os cursos livres não são regulamentados pelo MEC, mas podem ser utilizados para complementar o currículo e como atividades curriculares complementares na graduação, caso a instituição de ensino permita.
Critérios para Emissão do Certificado
O certificado somente poderá ser emitido caso o participante atenda aos seguintes requisitos:
- Acessar entre 90% e 100% dos conteúdos disponibilizados no curso.
- Realizar as atividades “Hora de testar seus conhecimentos”, “Atividades” e “Hora de fixar” é obrigatório para contemplarmos os progressos do curso. Por mais que elas não interfiram na certificação, são essenciais para o acompanhamento do aprendizado.
Atenção: os cursos e a programação estão sujeitos a alterações sem aviso prévio.
Jornadas
São cursos que mergulham profundamente em um tema específico, trazendo conteúdos direcionados e detalhados. Ideais para quem deseja se especializar em uma área ou conhecer melhor os materiais e práticas do Sistema Positivo.
Jornada de Educação Inclusiva
Jornada de Filosofia
Jornada de Formativa da Coleção
Este curso foi desenvolvido especialmente para você, de forma dinâmica e prática, com o objetivo de aprofundar seus conhecimentos sobre a Coleção da Educação Infantil ao Ensino Médio do Sistema Positivo de Ensino.
Ao longo do curso, apresentaremos a organização do Livro Didático, esclareceremos a metodologia e a concepção pedagógica que fundamentam o material, além de explorar os recursos disponíveis para enriquecer sua prática em sala de aula.
Cursos do Portfólio
Cursos do Portfólio são mais amplos e abordam uma variedade de temas de forma geral.
Embora não se aprofundem diretamente no material do Sistema Positivo, exploram os tópicos de maneira abrangente, proporcionando uma visão mais ampla e diversificada sobre os assuntos apresentados.
Alfabetização de cá para lá
Alfaletramento: por um olhar interconectado entre as áreas
Autismo: princípios e estratégias de ensino
Neste curso você vai explorar o tema TEA (Transtorno do Espectro Autista) na educação, compreendendo seus princípios, características e como ele afeta a aprendizagem dos alunos. Além de conhecer seus direitos e descobrir recursos e estratégias eficazes para trabalhar com eles em sala de aula, este curso também aborda maneiras de adaptar o currículo escolar e diferentes formas de avaliar os alunos com esse transtorno.
Público alvo: Educação Infantil ao Ensino Médio
A importância das habilidades socioemocionais no processo de aprendizagem: qual o papel do professor nesse contexto?
Consciência fonológica na prática
Este curso tem como objetivo conhecer e compreender as habilidades e funções da consciência fonológica, assim como sua relação com os processos da leitura e da escrita nos estágios da alfabetização e do letramento. Vivenciar reflexões sobre experiências e estratégias pedagógicas, elaboração de recursos e práticas dentro do currículo escolar.
Público alvo: Educação Infantil
Desenvolvimento socioemocional: Comunicação Não Violenta
Para criar ambientes harmoniosos e saudáveis, é fundamental que a aprendizagem significativa seja construída no indivíduo como um todo, fazendo com que ele tenha a capacidade de ouvir, respeitar e entender as necessidades para lidar com conflitos. Com isso, a proposta desse curso é apresentar os principais conceitos e pilares do desenvolvimento socioemocional com o uso da comunicação não violenta (CVN) e a melhor forma de aplicá-la no contexto escolar
Público alvo: Educação Infantil ao Ensino Médio
Ensinar, aprender e avaliar: trilhando caminhos para a aprendizagem
Educação Inclusiva na prática
Educação integral e a formação socioemocional: proposições e reflexões à luz da BNCC
Empreendedorismo e Educação Financeira
O Empreendedorismo e a Educação Financeira são conteúdos abordados em muitas escolas brasileiras. Neste curso, apresentaremos uma breve explicação desses conteúdos e como trabalhar esses temas com os alunos de anos iniciais, partindo de contextos relacionados ao universo infantil. O objetivo é mostrar diferentes estratégias para despertar o empreendedorismo nos alunos cada vez mais cedo, para que, assim, possam aprender a consumir e planejar seus gastos de uma maneira consciente.
Público alvo: Ensino Fundamental – Anos Iniciais
Escola e Família: Parentalidade na educação
A escola e a família juntas se completam, e hoje uma depende da outra para criar um convívio de relevância para a formação dos estudantes. Mas como é vista essa parceria? Como são estabelecidos os compromissos entre escola e família? E como manter uma educação de qualidade dentro e fora da escola? A proposta do curso é discutir a responsabilidade da família e da escola na construção de uma educação de qualidade para os estudantes. Além de abordar quais são os desafios de orientar os pais e cuidadores a exercer uma parentalidade que crie vínculos e que impacte positivamente o desenvolvimento dos filhos.
Público alvo: Educação Infantil ao Ensino Médio
Gestão Escolar e os desafios da contemporaneidade
Jogando e aprendendo: como a gamificação pode ser usada em sala de aula?
Matemática, jogos e resolução de problemas: algumas possibilidades
Metodologias Ativas para a Educação
Mobilizando saberes: a avaliação como processo de aprendizagem nos Itinerários Formativos.
O processo educativo: formação integral, multidimensionalidade, competências emocionais e suas práticas
O uso das Inteligências Artificiais (IA) na educação
A inteligência artificial (IA), está presente em nosso dia a dia, e na educação não é diferente. Tanto para a rotina dos docentes quanto dos alunos, a IA vem apresentando muitas vantagens e desvantagens, como a necessidade de adaptação e atualização constantes para as inovações tecnológicas. Neste curso, vamos apresentar o conceito de IA, como ela está inserida na educação e como é imprescindível que os docentes estejam preparados para lidar com essa tecnologia e utilizá-la em sala de aula.
Público alvo: Educação Infantil ao Ensino Médio
Pequeno tratado brincante sobre a curiosidade na Educação Infantil
Que cérebro é esse que entrou na escola: a neurociência e a educação no processo de ensino e aprendizagem
Síndrome de Down: aprendizagens e muitas possibilidades
Neste curso, dialogaremos sobre as características, limitações e, sobretudo, potencialidades das pessoas com síndrome de Down, além de discutir estratégias pedagógicas que as auxiliem em sua aprendizagem.”
TDAH na educação: o que é e como trabalhar?
Este curso aborda o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) na educação, oferendo uma compreensão sobre o que é o transtorno e fornecendo estratégias práticas para trabalhar com os alunos. Serão apresentados os principais sintomas do TDAH, as dificuldades enfrentadas pelo discentes, bem como técnicas e recursos que podem ser utilizados nas práticas educacionais.
Público alvo: Educação Infantil ao Ensino Médio
Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade – TDAH
TOD: princípios e estratégias no contexto escolar
Este curso visa oferecer informações e estratégias para lidar com o TOD (Transtorno Opositivo Desafiador) na educação, em que serão abordados seus princípios, como identificá-lo e como trabalhar com alunos que apresentam esse transtorno. Serão abordados também, os recursos disponíveis e estratégias práticas para criar um ambiente inclusivo e favorável ao aprendizado desses alunos.
Público alvo: Educação Infantil ao Ensino Médio
INSCRIÇÕES ABERTAS
JÁ ESTÁ INSCRITO?
Este é o local de acesso a plataforma de cursos. Acesse ele, após receber o e-mail de boas-vindas com seu login (CPF) e senha (data de nascimento).
📱 COMUNIDADE EAD
Fique por dentro dos informativos, comunicação e novidades exclusivas do EAD do Sistema Positivo de Ensino, participante de nossa COMUNIDADE.