Olá, professor e professora!
Vamos pensar nos caminhos da escrita e da fala?
Para começar a conversa…
Sabemos o quanto é importante uma base bem constituída na aquisição da linguagem, tanto da fala quanto da escrita, com propostas significativas de aprendizagem e uma metodologia de ensino coerente e eficaz para a consolidação da alfabetização.
Pensar na apropriação da escrita alfabética é pensar no desenvolvimento infantil, em seu processo de progressiva compreensão. Por isso mesmo, é preciso oportunizar à criança da Educação Infantil e do 1.º ano do Ensino Fundamental contextos significativos para que ela: (i) perceba a relação entre escrita e oralidade; (ii) desenvolva a consciência de que a escrita representa os sons das palavras; (iii) consolide habilidades para se apropriar da escrita e da leitura.
A descoberta fundamental que a criança faz nesse caminho é que para ler e escrever ela precisa fazer a relação dos sons da língua com as letras (com os grafemas), de acordo com o nosso sistema de escrita alfabética, que é complexo. Além disso, quando uma criança aprende a falar e a escrever, ela começa a dominar um sistema linguístico, portanto, para a criança adquirir a fala e a escrita, ela precisa de oportunidades de “ouvir”, de “falar” e de “escrever” em contextos reais, significativos e motivadores.
Que tal brincar com as crianças pensando na exploração de textos poéticos da tradição popular, como: cantigas, parlendas, trava-línguas?
Sugestões de práticas:
- Brincando com os nomes: cada participante escreve seu nome em letra caixa alta numa tira de cartolina. No grande grupo, presencialmente ou online, cada aluno deverá classificar os nomes quanto à quantidade de letras. Para tanto, é preciso separar oralmente o grupo em equipes conforme o número de letras do nome. Cada participante com o alfabeto móvel pega as letras de seu nome e as junta com um outro colega para escrever novas palavras. Ao final, as crianças podem fazer uma lista com a escrita das palavras que foram formadas por elas.
- Retrato falado: Nesta atividade cada criança irá realizar o desenho de um retrato falado inventado pelo(a) professor(a). Confira a sugestão de uma descrição: olhos bem grandes, sobrancelhas grossas, nariz bem redondo, boca pequena e bem vermelha, cabelos ondulados e compridos. Depois, as crianças podem comparar o seu desenho com os dos colegas e encontrar diferenças e/ou semelhanças nas ilustrações.
- Identidade falante: Confeccionar com as crianças um cartaz que represente um documento de identificação (RG). O espaço destinado para a foto deverá ser recortado para que a criança ao segurar o cartaz, encaixe seu rosto na parte vazada e possa descrever seus dados oralmente, respondendo a algumas questões:
- qual o seu nome completo?
- qual a sua idade?
- você sabe qual é a data de seu nascimento?
- em que cidade você nasceu?
- você sabe o nome dos seus pais?
As crianças podem realizar o registro das informações realizadas durante a entrevista.
Gostou das dicas? Compartilhe conosco!
Denise Brustelo
Excelentes dicas
Tatiane Sprada
Que bom que gostou professora! Aproveito para convidar você e sua escola para participar do módulo 2 do Conexão Professores. O curso será neste sábado dia 07/08/2021 às 9 horas (horário de Brasília) com a temática: A (Re)invenção da Alfabetização.
Acesse o link para saber mais: https://formacaoprofessores.sistemapositivo.com.br/cursos/g3-ao-g5-a-reinvencao-da-alfabetizacao/
Te espero lá!
Abraços!
Camila Braga
Olá tTatiane!!
Consigo ter acesso ao material desse curso? Eu perdi
Tatiane Sprada
Olá professora, tudo bem?
Este texto é uma postagem apenas, mas teremos um curso dentro da temática da alfabetização que acontecerá no dia 23/10 às 9h.
Segue o link com mais detalhes: https://formacaoprofessores.sistemapositivo.com.br/cursos/g3-ao-2o-ano-alfabetizacao-a-gramatica-do-aprender-uma-reflexao-sobre-a-aprendizagem-e-as-praticas-de-uso-social-do-sistema-de-escrita-alfabetico/
Qualquer dúvida fico à disposição.
Abraços!
Neuza Gonçalves da Silva Firmes
Excelente ideia !
Tatiane Sprada
Que bom que gostou professora Neuza. Teremos publicações semanais sobre a Educação Infantil, continue nos acompanhando.
Abraços!
FLAVIA MENDES
Dicas excelentes para os professores explorarem o processo de aprendizagem da criança.
Tatiane Sprada
Isso mesmo Flavia. O papel do professor é fundamental no processo de alfabetização e letramento das nossas crianças. Sendo assim, o planejamento precisa considerar os marcos do desenvolvimento infantil no processo de apropriação da escrita alfabética.
Que tal conversarmos mais sobre este assunto?
Convido você e sua escola a participar do módulo 2 do Conexão Professores, que acontecerá neste sábado dia 07/08/2021 às 9 horas (horário de Brasília) com a temática: A (Re)invenção da Alfabetização.
Acesse o link para saber mais: https://formacaoprofessores.sistemapositivo.com.br/cursos/g3-ao-g5-a-reinvencao-da-alfabetizacao/
Até lá. Abraços!
Telma Coelho
Adorei as idéias.
Tatiane Sprada
Que bom que gostou professora Telma. Continue nos acompanhando aqui no site, pois teremos postagens semanais da Educação Infantil.
Abraços!
Mariny
Excelentes atividades! Parabéns. 👏
Tatiane Sprada
Agradecemos seu comentário professora Mariny. Continue nos acompanhando que teremos mais postagens em breve.
Abraço!
Janete de Matos
Sugestões ótimas! A do retrato falado amei. Dá para fazer nas aulas de Teatro, utilizando às expressões.
Tatiane Sprada
Olá professora Janete. Ficamos felizes com seu comentário, as sugestões trazidas aqui tem como objetivo inspirar e contribuir com a prática pedagógica de todos os profissionais que atuam com a Educação Infantil.
Continue nos acompanhando para não perder nenhuma publicação.
Abraços!
Andreia Poleza Pera
Adorei as sugestões.
Já realizei a do retrato falado no início do ano para trabalhar as diferenças. Foi muito interessante. Vou realizar as outras, com certeza.
Abraços!
Tatiane Sprada
Ficamos felizes em saber que estamos contribuindo com a sua prática pedagógica professora Andreia. Em breve teremos mais postagens voltadas à Educação Infantil.
Abraços!
Tatyana
Adorei as dicas!
Tatiane Sprada
Que bom professora Tatyana. Continue nos acompanhando pois novas dicas estão vindo por aí!
Abraços.
Patricia
Amei as sugestões.
Tatiane Sprada
Que bom professora Patricia. Em breve teremos mais postagens voltadas à Educação Infantil.
Abraços!
Neuza Gonçalves da Silva Firmes
Excelente ideia !
Tatiane Sprada
Ficamos felizes em saber que gostou professora Neuza. Continue nos acompanhando pois teremos mais postagens voltadas à Educação Infantil.
Abraços!
Neuza Gonçalves da Silva Firmes
Obrigada por contribuir informações.
Tatiane Sprada
Agradecemos professora Neuza.
Aproveitamos para convidar você e sua escola para participar do módulo 2 do Conexão Professores. O curso será neste sábado dia 07/08/2021 às 9 horas (horário de Brasília) com a temática: A (Re)invenção da Alfabetização.
Acesse o link para saber mais: https://formacaoprofessores.sistemapositivo.com.br/cursos/g3-ao-g5-a-reinvencao-da-alfabetizacao/
Esperamos por vocês.
Abraços!
Charlene Nascimento
Excelentes dicas…! Sem contar que a leitura e a escrita são trabalhadas como atividades lúdicas e ainda proporciona às crianças alegria e divertimento desenvolvendo a criatividade e a competência intelectual. Muito bom!
Tatiane Sprada
Isso mesmo professora Charlene. As interações e as brincadeiras devem fazer parte de todo processo para que as aprendizagens sejam significativas e façam sentido para as nossas crianças. Ficamos felizes em saber que gostou deste post, continue nos acompanhando.
Até mais…abraços!
Laura
Amei as dicas.
Com certeza farei com meus alunos
Tatiane Sprada
Olá professora Laura, tudo bem?
Que bom que gostou…continue nos acompanhando.
Grande abraço!