Prezada professora,
Prezado professor,
Saudações!
Sou o Itinerário Formativo “Oficina de textos” e, neste momento em que se aproxima a finalização do ano letivo, gostaria de externar minha mais profunda e sincera gratidão a vocês que, junto aos estudantes, trouxeram-me à vida, esforçando-se ao máximo para respeitar a minha essência de “itinerário formativo”.
Queridos… sei que, no começo, não foi muito fácil, não é mesmo? Vi no rosto de vocês o olhar de indagação, susto e surpresa quando folhearam as minhas páginas e descobriram que eu não tinha muita coisa a ver com minha parente distante, e já bem conhecida, aula de redação.
Sei também que, inicialmente, vários de vocês precisaram ressignificar algumas verdades já consolidadas ao longo dos anos de trabalho; outros tiveram que convencer os estudantes (e a si mesmos) de que, ao realizar as atividades propostas, estavam igualmente desenvolvendo habilidades referentes ao universo da leitura e da escrita, tão necessárias para o bom desempenho nos testes e provas enfrentados por eles ao longo da vida.
Tenho conhecimento ainda de que muitos e muitos de vocês, pouco a pouco, foram sendo surpreendidos com os vínculos que passaram a ser estabelecidos com seus estudantes. Que maravilha! Tantas conversas, tantas escutas solicitadas, por vezes até lágrimas compartilhadas, evidenciando que vocês estavam caminhando no rumo certo. Aprendendo e reaprendendo a cada dia como se constituir esse docente que o Novo Ensino Médio requer, para atuar junto aos adolescentes e jovens, nessa nova cultura escolar.
É… acredito que fizemos um bom trabalho! E desejo que possamos continuar essa aventura que é Educar. Educar para a cidadania. Educar para a vida. Vida que se plenifica à medida em que tanto a visão de mundo quanto a compreensão sobre si mesmo se amplificam, desvelando as subjetividades através dos textos materializados por meio das diferentes linguagens.
Afetuoso abraço a todos vocês, regado da mais profunda e sincera admiração!
Do seu parceiro de jornada
Itinerário Formativo Oficina de textos.
Karol
Obrigada, Oficina de Textos, por ter abordado e transformado para tantos professores e estudantes o sentido da palavra texto e do alcance de suas expressões!
Miriam Lima de Moraes Silva
Que lindo, Oficina!
Sou uma professora que gosta muito de desafios. Sei que eles vêm para nos trazer aprendizado.
Gostei muito de conhecer você, a cada aula e planejamento, descortinando sua beleza! O mais legal foi ver o quanto os alunos foram se identificando com sua presença e se sentindo mais desinibidos para a construção de textos verbais e não verbais.
Quero continuar com você!
Obrigada pelo aprendizado!
Professora: Miriam Lima ( CEAT/ Nova Iguaçu/RJ)
Francisca Maria Lima Santos
Obrigada! Pelo carinho e esclarecimento da importância das ótimas de textos.