Estamos na terceira década do século XXI e é tempo da educação se abrir para o complexo, o diverso, o novo.
São inúmeras as provocações que podemos nos fazer sobre o processo de ensino e aprendizagem.
– Como pensamos nossas aulas? De que modo o processo avaliativo cria boas experiências nas nossas crianças e jovens? Quais recursos inserimos em nosso planejamento e de modo efetivo contribuem nas práticas? A tecnologia se insere no cotidiano da sala de aula, nas atividades e enxergamos os seus impactos?
Dentre tantas possibilidades, um ponto essencial e que pode ser o início dessa reflexão, está em como a Base Nacional Comum Curricular definiu o grupo de aprendizagens mais relevantes que nossas alunas e alunos precisam desenvolver da Educação Infantil ao Ensino Médio. O documento propõe que o conhecimento aconteça por meio das competências e habilidades. Termos estes que são citados ao longo do documento o tempo todo!
E pensando no chão da escola, nas práticas cotidianas. Fica evidente o significado de cada um dos termos? A diferença entre eles? Vamos à diferença!
A BNCC define Competência como “a mobilização de conceitos (e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho”.
Em outras palavras, é como mobilizamos os conhecimentos, os recursos disponíveis e possíveis, as vivências para resolver os problemas, as questões do dia a dia na dinâmica da vida real, como a capacidade de argumentar, de pensar criticamente e a de ter empatia. E estas competências têm como objetivo contribuir para uma formação integral, socialmente mais justa, democrática e inclusiva.
Massa! (Aqui já é possível perceber a geração da autora do texto).
Vamos às habilidades!
É preciso entender que, essencialmente, as habilidades mostram o que se aprende a fazer, é como agimos, são as nossas ações, por isso estão associadas a verbos que indiquem isso.
Assim, ao longo de todo processo de ensino-aprendizagem aprendemos a ler, e interpretar o que está sendo lido, aprendemos a identificar elementos, analisar situações, sintetizar ideias, classificar, descrever, planejar, e tantas outras ações. Apresentamos resultados, realizamos tarefas o tempo todo permeando estas inúmeras habilidades que aprendemos na vida escolar.
Assim, guarda isso contigo:
– As competências se relacionam diretamente com as inúmeras habilidades, de modo articulado e progressivo, das simples às mais complexas! É preciso coragem! Para ousar, transformar, entender que é possível fazer diferente, revolucionar.
As competências se sustentam nas habilidades que são aprendidas de pouco em pouco, em etapas, respeitando o tempo e amadurecimento das(os) estudantes, ao longo da vida escolar, das trocas com seus pares, seus/suas docentes, de todo mundo que faz parte da escola e principalmente, em todos os componentes curriculares.
Francisca Maria Lima Santos
Gostei do conteúdo, e muito gratificante poder contar com uma equipe onde estão sempre a disposição a esclarecer algumas dúvidas.