Olá, educador! Tudo bem?
Separamos para você algumas sugestões para o trabalho com a alfabetização e letramento fazendo o uso de jogos e brincadeiras. Confira a seguir:
Caminhada de leitura
Organizar um passeio no quarteirão da escola. Durante o passeio, o professor observa, identifica e lê tudo o que estiver escrito no ambiente, esclarecendo sua funções: cartazes, placas de trânsito, nomes de lojas, nomes de ruas etc. Na volta, faz um cartaz com todas essas palavras e o deixa exposto na sala de aula.
Jogo de caixinhas
Junto com a classe, o professor recorta figuras de revistas e as cola em caixinhas de fósforos. Depois, recorta fichas de cartolina, escreve nelas as letras do nome da figura e as coloca dentro da caixinha. A criança abre a caixinha, observa a figura, pega as letras e monta a palavra que corresponde ao nome. Em seguida, o aluno pode tentar formar outras palavras utilizando aquelas letras.
Jogo da caixa com nomes
Fazer fichas com os nomes das crianças e distribuir por três ou quatro caixas de sapato. Depois, organizar as crianças em três ou quatro filas e deixar uma caixa na frente de cada fila. Cada caixa deve conter os nomes das crianças daquela fila.
Na ordem da fila, cada criança procura seu nome na caixa e, ao encontrá-lo, corre para o final da fila. Ganha a competição o grupo que terminar primeiro.
Jogos da memória
Fazer várias fichas com pares de letras do alfabeto.
Espalhar as fichas pelo chão ou sobre uma mesa, com as letras voltadas para baixo. Cada criança ou grupo vira duas fichas e, se as letras forem iguais, fica com elas. Caso contrário, desvira as fichas. Ganha o jogo a criança ou grupo que conseguir o maior número de fichas.
Uma variação possível é fazer o jogo da memória primeiro com figuras (frutas, animais, formas geométricas ou números), depois utilizar letras e, numa terceira fase, substituí-las por palavras.
Boliche
Pedir que as crianças tragam de casa garrafas plásticas de refrigerantes e meias de náilon velhas, que serão enroladas para formar bola. Nas garrafas de plástico desenhar as letras do alfabeto com fita crepe.
As garrafas são dispostas a uma certa distância e as crianças tentam derrubá-las com a bola. Ao contar as garrafas caídas, a classe diz o nome das letras derrubadas, o professor pode pedir que forme palavras começadas com a letra de cada garrafa que caiu ou que ficou em pé.
Jogo de argolas
As garrafas podem ser as mesmas do boliche: garrafas plásticas de refrigerante com as letras do alfabeto desenhadas com fita crepe. A criança, aqui, tem que jogar argolas de plástico e encaixá-las nas garrafas. Ao acertar, diz o nome da letra que está na garrafa.
Variações possíveis: formar palavras começadas com a letra das garrafas que caíram; tentar acertar as letras de seu nome; tentar acertar as letras de uma palavra escolhida pelo grupo.
Combinação de palavras
Fazer fichas com nomes de frutas, alimentos, animais, legumes, marcas de produtos, brinquedos e outros grupos de palavras. Colocar todos os grupos dentro de uma caixa. A criança recebe a caixa e tenta agrupar as fichas a partir de um atributo combinado: por iniciais da palavra, por campo semântico, por terminação, por tamanho. Também pode-se pedir que a criança faça uma “escadinha” da palavra menor para a maior. Cada criança recebe uma caixa; vence aquela que conseguir terminar primeiro a tarefa.
Bingo com nomes
Nesse bingo, a cartela é um pedaço de papel sulfite e, em vez dos tradicionais números, tem dois nomes: o da própria criança e mais um. No saquinho do sorteio, as pedrinhas com números são substituídas por cartõezinhos com letras desenhadas. O professor vai sorteando e as crianças vão riscando as letras sorteadas ou cobrindo-as com tampinhas de garrafa. Quem preencher primeiro um dos nomes de sua cartela ganha o jogo.
Telegrama maluco
Com uma palavra, os alunos devem enviar uma mensagem utilizando cada letra daquela palavra escolhida. Por ex.: pêra. Pedro retornará amanhã.
Caixa-Surpresa
Pedir que uma criança leve para casa uma caixa de papelão e coloque dentro dela um objeto qualquer. No dia seguinte, toda a classe tentará adivinhar qual é o objeto. Para isso, a criança ou o professor irão dando dicas: “É pequeno”, “é colorido”, é macio” etc. Quando o mistério tiver sido desvendado, o professor escreverá na lousa o nome do objeto e pedirá que cada criança crie uma frase com ele.
Detetive
Pedir que as crianças pensem em uma palavra e a escrevam num papel, mudando a posição das letras. Os alunos trocam os papéis e o vencedor será aquele que reconstruir mais rápido a palavra certa.
As sugestões neste documento podem ser realizadas em conjunto com as temáticas e propostas presentes na Coleção SPE. É importante prever os materiais que serão necessários para cada atividade e qual será o tempo a ser disponibilizado para cada situação. Caso sinta necessidade de adaptar as sugestões a sua realidade e ao seu tempo, sinta-se à vontade para fazer as modificações necessárias.
Que tal colocar em prática e voltar aqui relatar nos comentários como foi esta experiência com suas crianças?
Maria Ap. P Dias
Adorei as dicas
Tatiane Sprada
Ficamos felizes em saber que gostou professora. Caso utilize em sala de aula, volte aqui nos cotar como foi 🙂
Abraço!
O Lúdico nos Anos Iniciais, um ilustre personagem! – Formação de Professores
[…] suas aulas lúdicas, prazerosas para você e para as crianças, tem um post nosso que se chama “Alfabetizar letrando e letrar alfabetizando…” do dia 02/05/2022, nele você encontrará muitas dicas de atividades para suas práticas […]
Elyne Mendes da Silva Soares
Que legal…
Girlene
Amei!!!!!!
DULCILENE MARQUES DA SILVA LEITE
AMEI AS DICAS!!!!
Ronise Patricia Alves
Ótimas dicas, gostei muito.
Lucinete
Que maravilha! dicas preciosas e a partir destas dicas os professores criam outras de acordo com os conteúdos e a necessidade do grupo !
Silvinha Alves de Sene Gonçalves
Trabalhar com as atividades lúdicas é importante na construção do conhecimento, uma vez que auxilia no desenvolvimento da imaginação, do raciocínio, da criatividade.