A transição da educação infantil para os anos iniciais é um marco na vida das crianças, uma carga de responsabilidade é acrescida e as crianças são nomeadas no ambiente escolar como alunas e alunos.
Uau!
Quanta coisa para crianças tão pequenas e, é a partir de então, que um novo universo começa a surgir para elas, como a divisão das aulas por componentes curriculares e oficialmente, o processo de alfabetização.
A alfabetização e os letramentos são processos poderosos e que geram impactos na vida das crianças. Socialmente, saber ler, escrever e interpretar são partes fundamentais para o exercício da cidadania, da resolução de demandas simples e complexas da vida.
Todo esse processo precisa acontecer de forma natural, divertida e lúdica!
São crianças! E se refletirmos, até adultos adoram atividades lúdicas e inteligentes, perspicazes e envolventes.
No dicionário Oxford Languages, temos a seguinte definição para o termo lúdico:
1. relativo a jogo, a brinquedo.
2. que visa mais ao divertimento que a qualquer outro objetivo.
“A BNCC do Ensino Fundamental – Anos Iniciais, ao valorizar as situações lúdicas de aprendizagem, aponta para a necessária articulação com as experiências vivenciadas na Educação Infantil” (BRASIL, 2018, p. 57).
Essa articulação proporciona experiências, novas formas de ver e ler o mundo, a formulação de hipóteses, conclusões, e tudo isso de modo mais ativo, cheio de atitude na construção de conhecimentos.
E como inserimos a ludicidade nos anos iniciais?
• Brincadeiras: Caça-palavras, jogo da memória das letras, pife das rimas, palavras de cá para lá, quem conta um conto, adivinhação de palavras…
• Trabalhos manuais com as crianças engajadas e atentas com a atividade, concentradas: recortes de papel para diferentes atividades, criação de avatares, dados, entre outros; O raciocínio lógico e as experiências sensoriais são de grande valia.
• Música: E quem não gosta de música? Neste item necessário na rotina das aulas, a coordenação motora é evidenciada, o equilíbrio, a espacialidade, o ritmo e por consequência, a linguagem. Dançar faz bem!
Torne suas aulas lúdicas, prazerosas para você e para as crianças, tem um post nosso que se chama “Alfabetizar letrando e letrar alfabetizando…” do dia 02/05/2022, nele você encontrará muitas dicas de atividades para suas práticas docentes.
Professora e professor, aposte em atividades lúdicas e envolventes, e partilha conosco suas experiências.
Maria dos R S S de Paula
Concordo! Nossa escola tem focado na ludicidade como um recurso presente nesta prática pedagógica.
Temos feito chás de leitura, concursos,etc.
Tatiane Sprada
Parabéns pelo trabalho professora! Obrigada por compartilhar conosco.
Grande abraço!
Maria de Lourdes Gomes
O lúdico traz resultados positivos durante toda a aprendizagem. Parabéns!!!
Wiviany Mattozo de Araujo Ranzi
Que possamos aproveitar da ludicidade para o acolhimento das crianças, ampliar as atividades de aprendizagem…
Elyne Mendes da Silva Soares
O lúdico traz resultados positivos durante toda aprendizagem .. .
Karol Barreto
Verdade, Elyne! Quando exploramos todas as potencialidades das atividades lúdicas nos Anos Iniciais, garantimos um engajamento maior na aprendizagem e isso pode ecoar no interesse dos adolescentes para a vida escolar.