No dia 21 de setembro, comemoramos o Dia da árvore. No Brasil, esse dia foi instituído com o propósito de reforçar as reflexões realizadas no dia 21 de março, estipulado como o Dia mundial das florestas. Considerando a elevada diversidade de espécies de árvores presente no Brasil, promover a conscientização a respeito da relevância das árvores é essencial.

Mobilizar o pensamento crítico das crianças a respeito dessa temática pode ocorrer por meio de diversas ações pedagógicas. É possível promover na escola atividades diversas que desenvolvam a aprendizagem, o pensamento crítico, a curiosidade, a observação, a sustentabilidade, entre outras.

Veja abaixo algumas dicas de atividades práticas e ações que podem ser realizadas na sua escola:

1 – Observação de diferentes tipos de árvores

Com a finalidade de promover a conexão das crianças com essas plantas, uma sugestão é conduzir a turma até um bosque ou parque para que possam visualizar e analisar as diferentes características das árvores: tamanho e formato do tronco, característica das folhas, tipos de frutos, espécies que vivem nas árvores, diferentes aromas produzidos por esses vegetais, entre outras. Estimular a conscientização e reconhecimento da importância dessas espécies por meio de uma experiência sinestésica.

2 – Elaboração de um desenho ou imagem utilizando recursos da árvore

Ao caminhar pelo pátio ou entorno da escola, as crianças podem coletar fragmentos de árvores, como pedaços do caule, folhas, flores e frutos. Com esses elementos, as crianças podem utilizar a criatividade para elaborar uma montagem e colorir essa produção com os pigmentos que podem ser liberados pelas folhas, flores e frutos. O objetivo é que elas percebam quantos elementos podemos extrair dessas plantas e, consequentemente, a importância de preservar esses vegetais.

3 – Cultivar sementes ou muda de árvore

Propor às crianças que tragam para a escola as sementes dos alimentos que consumiram ao longo da semana. Durante a aula, cada uma poderá classificar as sementes pela cor, formato, tamanho ou outro critério que determinar. Questionar as crianças se elas sabem o que é uma semente e no que pode ser transformar. A partir das reflexões, sugerir a realização de um experimento, colocando as diferentes sementes em substratos diversos, por exemplo: em um recipiente vazio, sobre um algodão seco e outro úmido, na terra, na areia, e em outras sugestões que as crianças possam apresentar. É importante que no algodão e na terra seja acrescentada água para que observem como esse recurso é essencial para o desenvolvimento da semente. Conforme a planta vai se desenvolvendo, conversar com os alunos a respeito do que estão observando, as transformações que estão acontecendo e a importância de cada substrato e da água nesse processo.

Quando a planta atingir em torno de 20 cm, replantá-la na terra e organizar com a turma os dias que cada um ficará responsável por monitorar e irrigar o vegetal.

Ao vivenciar essas etapas, as crianças mobilizarão habilidades de investigação e construção do pensamento científico.