Pode e deve! Mas, de uma forma leve e divertida!
O processo de ensino e de aprendizagem de Matemática é também tarefa de todos os professores da Educação Infantil, com o objetivo de que haja o desenvolvimento da capacidade de criar, do raciocínio lógico e, consequentemente, que propicie o desenvolvimento cognitivo da criança.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) informa que “o conhecimento matemático é necessário para todos os alunos da Educação Básica, seja por sua grande aplicação na sociedade contemporânea, seja pelas suas potencialidades na formação de cidadãos críticos, cientes de suas responsabilidades sociais” (BRASIL, 2018, p. 265).
Nesse contexto, a Matemática na Educação Infantil pode ser inserida com músicas, jogos diversos como encaixe de figuras geométricas e quebra-cabeças, entre outras atividades práticas. Essa mistura de linguagens e ações se faz importante já que a Neurociência afirma que as crianças conseguem manter o foco e a atenção plena em uma única ação por poucos minutos[1], pois sua cognição está em formação.
Dessa forma, o ensino da Matemática na Educação Infantil servirá para proporcionar intervenções enriquecedoras, desenvolvendo habilidades e competências e construindo conceitos, compondo a base para o desenvolvimento intelectual da criança.
Ok, mas como desenvolver conceitos matemáticos na Educação Infantil?
O conceito de número, por exemplo, começa a ser formado desde a Educação Infantil, por meio da cultura lúdica, de uma forma que faça sentido para a criança e que ela possa ver necessidade em aprender sobre o assunto. Tal prática pode ser feita com o auxílio de brinquedos, materiais manipuláveis, jogos, simulações da realidade, faz de conta, contação de histórias… É uma contextualização que começa aos poucos e vai criando forma, não devemos começar contar até 100 logo no início, mas construiremos, primeiramente, conceitos como: muito, pouco, caro, barato, grande, pequeno, entre outros.
O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) coloca a Matemática em consonância com o Letramento, afirmando que “é necessário também um amplo domínio de outras disciplinas como a matemática, na qual os números e o sistema de numeração decimal são fundamentais, mas não são os únicos aspectos que devem ser abordados na escola” (BRASIL, 2014a, p. 10).
Dessa forma, todas as ações realizadas na Educação Infantil devem valorizar o uso social dos números, ou seja, o Letramento Matemático, com muitas brincadeiras e jogos, contribuindo para a construção de bases sólidas, através de uma aprendizagem significativa.
Sabemos que essa não é uma tarefa fácil para o dia a dia de sala de aula com as crianças pequenas, tudo irá depender da didática e de materiais educacionais de qualidade para que seja possível que a Matemática traga benefícios para o desenvolvimento das crianças.
Por isso, segue aqui 4 dicas de como podemos abordar a Matemática na Educação Infantil. Nos acompanhe nesta leitura!
1ª dica: Crie um espaço de aprendizagem com materiais manipuláveis.
Os jogos de encaixe podem ser ótimos materiais para começar a construção do conceito de pequeno e grande, mais e menos, leve e pesado. Podemos perguntar, por exemplo: Qual é maior? Qual é menor (ou mais pequenininho), quantos desse cabem dentro daquele? Qual é o mais pesado? Lembre-se sempre de utilizar a linguagem da criança, pois a todo momento o processo de ensino deve fazer sentido para que haja aprendizagem.
Outra possibilidade é utilizar o relógio analógico, sem a preocupação em saber a hora exata, mas mostrando para a criança que o ponteiro precisa chegar até determinado número para irmos embora e fazer perguntas como: será que dá tempo de brincar de esconde-esconde até o papai ou a mamãe vir buscar vocês? Fiquem de olho no ponteiro do relógio para não atrasarmos.
Atividades simples como essas já estão preparando a criança para desenvolver conceitos matemáticos como:
– Massa: mais pesado, mais leve;
– Capacidade e volume: quantidade elementos cabem dentro de determinado espaço;
– Tempo: análise da rotina e ritmo com o ponteiro do relógio;
2ª dica: Não repita os números aleatoriamente. Se for contar, conte algo concreto.
Você acha que faz sentido a criança repetir palavras em ordem? Então também não faz sentido ela repetir os números em ordem, pois para a criança eles ainda são apenas palavras.
Lembre-se: Se for contar, conte sempre algo concreto.
Peça para as crianças contarem os brinquedos da sala de aula, a fim de que verifiquem se não está faltando algum. No começo, conte com elas!
Contar quantos alunos tem na sala também é uma ótima proposta para verificarem se faltou algum amiguinho, assim já estamos trabalhando a soma e a subtração, de forma contextualizada com a realidade da criança.
Veja que estamos sempre relacionando a contagem com situações práticas, pois assim a criança verá sentido em aprender os números e, mais que isso, aprender a contar.
3ª dica: Inserira números durante a contação de histórias
Na primeira infância, as histórias têm papel fundamental, sob vários aspectos. Ao mesmo tempo que envolvem e divertem, elas ensinam muito. Então, aproveite o momento de contação de histórias para ensinar Matemática na Educação Infantil, contando o número de imagens que aparece nas ilustrações, por exemplo.
4ª dica: Trabalhe em consonância com outros componentes curriculares, como a Educação Física.
Atividades desenvolvidas na educação física, como a amarelinha, por exemplo, são ótimas para se relacionar com a Matemática, pois envolvem o trabalho com localização no espaço (geometria), os números de cada espaço (numeral), o raciocínio e o planejamento. Nessa mesma perspectiva, os jogos com bola e bambolê também podem desenvolver a geometria, por meio da localização no espaço.
Concluindo, tenha sempre em mente que melhor que decorar é aprender, melhor que copiar um movimento é inventar outro, melhor que falar palavras em ordem (contar sem razão) é entender para que elas servem.
É completamente normal que surjam dúvidas e inseguranças, para isso busque apoio no material didático do Sistema Positivo de Ensino elaborado especialmente para facilitar sua prática com as crianças, a fim de fazer com que os processos de ensino e de aprendizagem realmente aconteçam.
E, se precisar de apoio e necessitar conversar com um especialista, nossa equipe de assessoria e formação permanece à disposição, através do e-mail abaixo!
Eloisa Navarro (eloisanavarro@positivosolucoes.com.br)
[1] Mais informações em: https://www.repositorio.ufop.br/bitstream/123456789/6744/1/PRODU%C3%87%C3%83OTECNICA_Neuroci%C3%AAnciaEduca%C3%A7%C3%A3oCerebro.pdf
Silla Cardoso da Silva
Obrigada!
Noemia Cristina Gusmão da Penha
Boa noite!
Muito bem explicado.
Gratidão!
Adriane
Excelente texto !
APARECIDA HOTTZ DA MOTTA
Em relação à terceira dica, ao contar histórias é muito importante dizer às crianças sobre as mudanças de páginas e uma dica bem legal é informar a quantidade de páginas lidas, dizer o número da página em que parou a leitura e no dia seguinte, perguntar a turma em qual página paramos a leitura. Ao ler as histórias é interessante instigar as crianças a notar diferenças de tamanho das imagens, quantos personagens… tudo que possa levar ao raciocínio lógico matemático com ludicidade.
Larissa kroff
Na fase da Educação infantil, a criança ainda está desenvolvendo a capacidade de atenção, pois eles dispersam com muita facilidade e as brincadeiras ajudam nesse processo, pois as crianças sentem-se atraídas pela atividade voltada para seu mundo.
Todos têm a capacidade de aprender, de uma maneira instigante.
Brincadeiras como, peito estala bate, pular corda, amarelinha, ordena lós por números durante um circuito são atitudes que trazem a realidade da matemática e também da educação física.
Julia Gama Pereira Regly
É muito importante aplicar os conteúdos em situação do cotidiano de forma prática e intencional para que a criança veja sentindo em aprender.
As brincadeiras, para o aprendizado da Matemática, devem ser dirigidas e com finalidades, desenvolvendo assim capacidades importantes como: a memorização, a imaginação, a noção de espaço, a percepção e a atenção.
Para que o resultado seja positivo o professor deve e abusar da criatividade proporcionando prazer em aprender aos alunos.
Matemática na educação infantil, pode sim!