Olá, professores, tudo bem?
O envolvimento das famílias com a escola é sempre desafiador, mas tem um livro que ajuda muito, vem que eu te conto! Vamos direto ao assunto: para as professoras e professores de G1 e G2, o Livro de Bilhetinhos pode ser o seu melhor aliado para estabelecer um vínculo muito forte e engajador com as famílias das suas crianças.
Em alguns contextos, é a primeira vez não só da criança na escola, mas dos seus responsáveis também. Eles costumam chegar com as suas experiências escolares de décadas anteriores, e a educação mudou! O período de creche, hoje, vai muito além dos cuidados básicos de higiene, sono, alimentação e brincadeira e é o material didático que garante às famílias e escola um ano letivo de atingimento de objetivos de aprendizagem importantes presentes na BNCC e planejados pela professora.
O Livro de Bilhetinhos, que é um destes materiais, ajuda no registro das rotinas e tem a missão de facilitar a comunicação com as famílias, mas o principal diferencial dele está na abertura de cada, onde há uma frase de inspiração, informações especiais e dicas de como auxiliar no desenvolvimento infantil.
As temáticas selecionadas foram pensadas exclusivamente para as famílias de crianças de 0 a 2 anos: da polêmica mordida a dicas sobre o processo do abandono das fraldas e chupeta. E o melhor: os assuntos são tratados de maneira prática, o que torna a leitura mais atrativa. Os textos abordam dúvidas, angústias e necessidades de quem tem a preciosa tarefa de educar, brincar e cuidar de bebês e crianças bem pequenas.
Recomende a leitura, mas faça mais! Acompanhe as sugestões de uso pedagógico deste material, você pode se surpreender com o envolvimento da família!
DICAS EXTRAS:
Whatsapp: Sabemos que com a pandemia intensificou-se o uso do aplicativo como forma principal de comunicação da família com a equipe pedagógica. Aproveite este espaço privado ou no grupo da turma para compartilhar, no início de cada mês, a imagem da abertura com o pequeno poema, e lance uma pergunta, como, por exemplo:
Se enviar no privado: Família, como está sendo a semana do [nome da criança]? Alguma proeza ou novidade “tanto hontem” para compartilhar com a professora?
Vídeo ou podcast: Sabemos também que muitas famílias interagem mais por vídeo ou podcast, do que por leitura de um texto longo. Então, que tal preparar vídeos curtos de até 1 min. ou áudios de, no máximo, 3 min. usando as informações dos textos disponíveis no Livro dos Bilhetinhos? Não esqueça de um título chamativo, como: “3 dicas para sua criança dormir bem” ou “Você já sabe o que fazer para a sua criança abandonar a chupeta?”
Situações polêmicas: Rolou uma mordida na sala, e as famílias não estão sabendo lidar bem com a situação? Aproveite e utilize o texto do Livro de Bilhetinhos para auxiliar no entendimento, lembre-se: as famílias também participam do processo educacional, ou seja, podem e devem ser formadas didaticamente.
Reuniões de pais: A família trabalhou o dia todo, você marcou uma reunião para o fim da tarde, eles estão cansados e lutam para não dormir enquanto você fala, mexem no celular, olham para o relógio… alguma semelhança? Pois é, estimule a atenção da família com uma atividade prática e depois uma roda de conversa sobre o que produziram. Por exemplo: em trios, eles precisam ler e discutir as principais ideias de um dos textos do Livro de Bilhetinhos. Depois, construir um mapa conceitual com canetinhas, recortes de revistas, papéis diversos, tinta ou qualquer outro material que ilustre as informações principais do texto. Na roda de conversa, estimulem a compartilhar o que sentiram sobre o tema e se em casa, já tiveram que lidar com situação semelhante, como a mordida, a briga com o sono, a introdução de alguns alimentos, os acidentes domésticos, entre outros assuntos tratados no Livro.
Espero que tenha curtido as dicas, e conte sempre com o time de Formação e Assessoria para a sua sala de aula!
Karoline Barreto