Olá, professores, tudo bem? 

Hoje falaremos um pouco mais sobre ideias para desenvolver um trabalho com diferentes gêneros textuais e também envolver e incentivar as famílias a proporcionar estes momentos para seus filhos em casa. 

Vamos lá? 

No campo de experiência “Escuta, fala, pensamento e Imaginação”, a BNCC (2018, p. 42) aborda que a criança, desde cedo, se mostra curiosa com relação à cultura escrita. Assim,  

ao ouvir e acompanhar a leitura de textos, ao observar os muitos textos que circulam no contexto familiar, comunitário e escolar, ela vai construindo sua concepção de língua escrita, reconhecendo diferentes usos sociais da escrita, dos gêneros, suportes e portadores. (…) As experiências com a literatura infantil, propostas pelo educador, mediador entre os textos e as crianças, contribuem para o desenvolvimento do gosto pela leitura, do estímulo à imaginação e da ampliação do conhecimento de mundo. Além disso, o contato com histórias, contos, fábulas, poemas, cordéis etc. propicia a familiaridade com livros, com diferentes gêneros literários, a diferenciação entre ilustrações e escrita, a aprendizagem da direção da escrita e as formas corretas de manipulação de livros.   

Dessa forma, ao planejar sua sequência didática para o trabalho com o gênero textual, é possível considerar, também, o envolvimento da família na exploração desse. Após o trabalho com a leitura do gênero textual em sala de aula com as crianças, que tal pedir para que eles levem o livro para casa para ler com os pais?!  

Até aqui, já estamos habituados a essa prática, certo??? 

Mas, que tal pedir para que cada família escolha um poema (ou parte dele/ou, ainda, um trecho de outro gênero textual) para representar, de alguma forma, a leitura que fizeram? E depois, ainda, chamar os pais até a escola para compartilhar o resultado disso???!!! 

Como forma de representação, temos várias possibilidades: 

Desenhos, gravação de áudios, gravação de vídeos, encenação teatral, dança, pintura…entre muitas outras formas de representação. 

Conforme trazido pela BNCC (2018, p. 58), “as experiências das crianças em seu contexto familiar, social e cultural, suas memórias, seu pertencimento a um grupo e sua interação com as mais diversas tecnologias de informação e comunicação são fontes que estimulam sua curiosidade e a formulação de perguntas”. 

A partir disso, que tal colocar as crianças pra compartilhar como foi a experiência com os seus familiares? 

Em sala, retomamos com as crianças o material trazido: através de uma roda de conversa, entre pequenos grupos, no grande grupo, ou de outra forma que o professor ache melhor. 

Após, podemos levantar algumas sugestões com eles de como explorar esse material e compartilhar com os pais. Se for desenho, que tal a exposição deles em sala, ou a elaboração de um novo vídeo com uma trilha sonora para os poemas escolhidos? Pode-se aí, inserir como legenda o poema escolhido e/ou representado. 

Conforme a BNCC (2018, p. 58), ao trabalhar e envolver os alunos nesse tipo de atividade, estimulamos o “pensamento criativo, lógico e crítico, por meio da construção e do fortalecimento da capacidade de fazer perguntas e de avaliar respostas, de argumentar, de interagir com diversas produções culturais, de fazer uso de tecnologias de informação e comunicação”, possibilitando que nosso alunos ampliem sua compreensão de si mesmos, do mundo e das relações que estabelecem entre si e com a natureza. 

Quer mais??? 

Que tal, desenvolver ações na escola como: 

Brigadeiro com Poesia: as crianças degustam a receita que ajudaram a fazer enquanto a professora realiza a leitura de poesias. 

Sarau literário da família: convidar a família para assistir um recital de poesias na escola, ou até mesmo participar deste momento com seu filho. 

Maleta viajante: mediante sorteio as crianças poderão levar a maleta viajante para casa e explorar os diferentes gêneros textuais. O que pode conter na maleta? Livros de literatura, histórias em quadrinhos, receitas culinárias, poesias, entre outros. 

 E olha que bacana…todas essas ideias podem ser adaptadas para trabalhar o gênero textual que você está desenvolvendo com seus alunos aí na escola =] 

E você professor(a), utiliza alguma dessas estratégias ou tem mais alguma? Comente e compartilhe conosco a sua experiência!!! Vamos ficar esperando, viu?!!! 

Até a próxima! 

 Tatiane Sprada – tatianesprada@positivosolucoes.com.br