Olá professoras e professores:

Desde que as tecnologias digitais foram inseridas no nosso cotidiano, ocorreram inúmeras mudanças na forma de como nos comunicamos e nos relacionamos uns com os outros. Uma das principais consequências de toda essa mudança é a forma de como concebemos a leitura. Isso tudo nos faz repensar sobre a prática da leitura nos tempos atuais, uma vez que hoje os textos estão mais híbridos e a sociedade na qual estamos inseridos constitui-se como um grande ambiente multimodal, em que as palavras, sons, imagens, cores, músicas, movimentos variados, texturas e outras formas combinam-se e estruturam um grande mosaico semiótico. Assim, os textos são produzidos para serem lidos pelos nossos sentidos e o processamento da informação e da construção de sentido exige de nós o desenvolvimento de diferentes habilidades. Essa nova realidade tão presente no nosso meio social traz para o âmbito educacional um grande desafio: a responsabilidade na formação de leitores. Para Dionísio e Vasconcelos (2013, p. 19), trazer para o espaço escolar uma diversidade de gêneros textuais em que ocorra a combinação de recursos semióticos significa promover o desenvolvimento neuropsicológico de nossos aprendizes. Isso se justifica se consideramos os princípios de que um texto é um evento construído numa orientação multissistemas e que vivemos em um ambiente de aprendizagem cada vez mais permeados pelos avanços tecnológicos.  Por isso, as escolas precisam preparar os alunos para o letramento digital, que envolve a

capacidade de realizar ações digitais bem-sucedidas como parte de situações da vida. Para essas ações, é necessária a aquisição e a utilização de conhecimentos, técnicas, atitudes e qualidades pessoais, e inclui também a capacidade de planejar, executar e avaliar ações digitais com intuito de ampliar ainda mais essas práticas de letramento. Para Rojo e Moura (2019, p. 26), os novos letramentos maximizam relações, diálogos, redes e dispersões, são o espaço da livre informação e inauguram uma cultura do remix e da hibridização. As novas tecnologias, aplicativos, ferramentas e dispositivos viabilizaram e intensificaram novas possibilidades de textos/discursos – hipertexto, multimídia e, depois, hipermídia – que, por seu turno, ampliaram a multissemiose ou multimodalidade dos próprios textos/discursos, passando a requisitar novos (multi)letramentos. Desse modo, o desafio de que precisamos enfrentar no presente é justamente o de incorporar ao ensino de língua materna, principalmente no que se refere à prática de leitura, não somente os textos de diferentes mídias (jornais impressos e digitais, formulários online, vídeos, músicas, sites, blogs dentre outros, mas também incluirmos atividades digitais com o uso de aplicativos com intuito de instrumentalizarmos os nossos alunos para o desenvolvimento de seu letramento digital. Assim, fizemos a seleção de quatro aplicativos que poderão ser incluídos nas nossas práticas: Kahoot, Spreaker Studio, Toontastic 3D e Mentimeter. 

Kahoot!: é um aplicativo com uma proposta de aprendizado curiosa e divertida. Por ser em inglês, o app estimula o aprendizado do idioma com temas relacionados a ciências, história, geografia e até matemática, por meio de jogos e perguntas em formato de quiz, que podem ser acessados individualmente ou em grupo.  O app pode ser usado por professores que desejam complementar aulas por meio de atividades e jogos para estimular o aprendizado dos alunos, e o acesso pela turma pode ser feito por meio de um PIN.

 Spreaker Studio: é um aplicativo de criação de podcasts que permite gravar, publicar, distribuir e analisar o podcast criado quando e de onde quiser. Propiciar a criação de podcast resgata a oralidade, inspira criatividade, além de ser um excelente recurso para trabalhar com diferentes atividades, como, por exemplo,  a retextualização, que  ajuda a desenvolver as habilidades cognitivas.

Toontastic 3D: é uma ferramenta lúdica e poderosa para desenvolver habilidades criativas. O aplicativo permite aos estudantes desenhar, animar e narrar suas próprias aventuras, novas histórias, relatórios escolares ou qualquer outra coisa que elas possam imaginar. O app é simples: tudo que elas precisam fazer é mover os personagens na tela e contar sua história.

Mentimeter: é um recurso digital para criar interações em tempo real, como enquetes, nuvem de palavras ou coleta de perguntas. O grande benefício do Mentimenter é criar interações para grandes grupos e tornar isso visível para todos.

BUNZEN, Clecio; MENDONÇA, Márcia (org). Múltiplas linguagens para o Ensino Médio. São Paulo: Parábola Editorial, 2013.

COSCARELLI, Carla Viana (org). Tecnologias para aprender. São Paulo: Parábola Editorial, 2017.

ROJO, Roxane Helena R.; MOURA, Eduardo. Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo: Parábola Editorial, 2019.