BOLOTA, BATATITO E JUJUBA…sim eles têm nome!
Vamos aprender um pouco mais sobre eles?
A coleção dos grupos 3, 4 e 5 ganhou um novo projeto gráfico (G4 e G5 já foram atualizados neste ano e, em 2024, será a vez do grupo 3).
Essa atualização traz mais conexão entre o material didático e as crianças da Educação Infantil. Os elementos naturais presentes na coleção destacam a importância do trabalho com a educação dos sentidos. As cores, aromas, sabores e texturas presentes na natureza são incorporados ao material, por meio de um projeto gráfico pensado e idealizado pelo Time de Arte do Sistema Positivo de Ensino.
Cada grupo possui um personagem, cores e elementos naturais específicos, cuja combinação busca um equilíbrio e harmonia na identidade visual para cada faixa etária.
GRUPO 3
O Bolota é o personagem do Grupo 3. Sua cor é azul, e o elemento natural escolhido é a Cúrcuma. Nessa combinação, podemos perceber que a cor azul transmite a ideia de tranquilidade, buscando um equilíbrio com a cúrcuma, de cor amarela, uma raiz energética e forte.
GRUPO 4
No grupo 4, temos o Batatito, e os elementos naturais escolhidos para harmonizar com a cor amarela do personagem são a Lavanda e a Camomila. Nessa faixa etária, temos o personagem com uma cor energética forte e a Lavanda e a Camomila trazem a calmaria para essa combinação.
GRUPO 5
Jujuba é o personagem escolhido para o Grupo 5. Sua cor é vermelha, e os elementos naturais escolhidos para essa combinação são o Alecrim, a Hortelã e a Salsinha. A cor vermelha nos remete a um personagem mais amoroso, mas não deixa de ser uma cor vibrante e forte. Os temperos presentes nessa combinação, além da cor verde em comum, também são caracterizados pelo seu cheiro marcante.
Como podemos perceber, os elementos naturais e as cores remetem a essa criança da Educação Infantil, que é alegre, cheia de energia, curiosa, investigadora, que aprende por meio da exploração dos sentidos, o que a leva a construir experiências significativas na infância.
É importante ressaltar que o projeto gráfico da coleção também é educativo e possui intencionalidade pedagógica, pois, além das escolhas e combinações pensadas para cada faixa etária, ao longo das páginas dos livros didáticos, os personagens aparecem com diferentes expressões, as quais remetem a diferentes emoções, o que possibilita o início de um trabalho voltado às habilidades socioemocionais já na infância.
Outra prática muito frequente em nossas escolas, que envolve o trabalho com os personagens do material, é o desenvolvimento do projeto “Mascote da turma”, que tem, como um de seus objetivos, criar vínculos, acolher e dar vida ao personagem para que ele visite a casa das crianças e crie memórias afetivas em família.
E vocês, como planejam o trabalho com os personagens do livro didático em sua escola?
Eles também se tornaram mascotes da turma?
Houve a participação das crianças na confecção?
A mascote visita a casa delas?
Não se esqueçam de registrar nos comentários o trabalho que vocês desenvolvem com os personagens da Coleção. Além disso, registrem, por meio de fotos, esse trabalho, divulguem nas redes sociais da escola e não deixem de marcar o @sistemapositivodeensino.
Grande abraço!
Tatiane Sprada – tatianesprada@spe.com.br
*IMPORTANTE: Continuem nos acompanhando que, em breve traremos mais informações sobre esses personagens que já conquistaram as crianças que utilizam a Coleção SPE.
Bolota apresenta: o novo Grupo 3 para uso a partir de 2024 – Formação de Professores
[…] Se você quer mais dicas sobre os mascotes e/ou é professora do Grupo 4 ou 5, acesse aqui. […]