Olá profes de Geografia (e outros componentes também)! Espero que estejam bem 😊 

O Capítulo 4 do 1º volume do 9º ano de Geografia aborda as correntes migratórias na Europa, Ásia e Oceania e, neste contexto, caso a Guerra na Ucrânia não tenha retornado aos radares dos estudantes neste ano, acredito que esse é um momento interessante para essa aproximação.

Na página 52, após algumas discussões no capítulo em questão, a turma será apresentada ao conceito de refugiado, bem como os direitos associados ao status de ser um refugiado. E traz um contexto ucraniano de 1920/1930 que está se repetindo agora, 100 anos depois.

Um contexto de fome e de guerra.

Uma interferência como essa possibilita que um evento estudado em nosso livro ganhe um significado diferente na medida em que está se repetindo no tempo/espaço. 

Como inserir na discussão? Uma sugestão é através da análise de reportagens. Indicamos abaixo essa da Agência Brasil que está bem escrita e informativa.

https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2023-02/com-milhares-de-mortos-e-refugiados-guerra-na-ucrania-completa-um-ano

E essa do Portal G1 por apresentar alguns elementos gráficos que podem ser interessantes para auxiliar no entendimento espacial:

https://g1.globo.com/mundo/ucrania-russia/noticia/2023/02/24/1-ano-de-guerra-na-ucrania-entenda-as-diferentes-fases-da-invasao-russa.ghtml

Para encerrar a discussão, indicamos o uso do material de apoio para a página 52 (mapa da fome no mundo em 2017), e do exercício 5 da página 24 do Livro de Atividades.

Geografia – 9° ano – Vol 1:

Capítulo 4, p. 47, 52 – Material de Apoio 3 – Livro de Atividades p. 24 exercício 5

Caso consiga abordar as duas reportagens, você cobrirá duas frentes desse conflito: os avanços territoriais e geopolíticos de uma guerra e as consequências sociais de um conflito dessa natureza.

Saudações geográficas

Rafa