Olá, professoras e professores, como vocês estão?
A avaliação é um elemento essencial do processo educativo. É por meio da avaliação que conseguimos analisar o nível de desempenho cognitivo e de desenvolvimento dos alunos, temos indicadores a respeito das metodologias aplicadas, recebemos o feedback da nossa atuação como docente, entre outros aspectos que contribuem para a aprendizagem.
A proposta pedagógica e os recursos didáticos do Sistema Positivo de Ensino (SPE) estão pautados na Avaliação formativa. Em relação a essa perspectiva avaliativa os alunos são avaliados durante todo o processo educativo e não apenas em momentos pontuais. Além disso, os estudantes são analisados em sua integridade envolvendo diferentes instrumentos avaliativos. Nesse sentido, todas as seções do Livro, as questões do Livro de atividades e a Lista de exercícios do Positivo On podem ser utilizadas como meios para acompanhar o desempenho dos discentes.
Outro recurso que compõe a Avaliação formativa é a Autoavaliação. Através dessa modalidade avaliativa o indivíduo realiza reflexões sobre a sua aprendizagem, identifica seus erros, analisa o seu nível de aprendizagem e percebe quais são os pontos que pode desenvolver. A prática da autoavaliação, também está estruturada nos recursos didáticos disponibilizados pelo SPE. Você, já deve ter percebido em Língua Portuguesa, na seção “Tirar de letra”, que os alunos retomam a sua produção textual analisando os aspectos que devem estar presentes. Podemos visualizar um exemplo de Autoavaliação no item 3, da página 22, de Língua Portuguesa do 5º ano, volume 1 (imagem abaixo).
Podemos perceber outro exemplo de Autoavaliação no livro de Geografia, do 3º ao 5º ano. Cada capítulo desse componente curricular finaliza com a seção “O que eu estudei” em que os estudantes analisam o que aprenderam naquela parte do material utilizando diferentes linguagens. Observe o exemplo abaixo do livro de Geografia do 4º ano, volume 2, página 32.
Essa seção foi ampliada para todos os componentes curriculares do material do 1º e 2º ano neste ano e em todas as séries dos Anos iniciais em 2024 em uma seção denominada “O que eu aprendi”, como podemos observar no Livro de Ciências do 2º ano, volume 1, página 32 (imagem abaixo).
Além das seções citadas, os conteúdos digitais que podem ser acessados pelos QR Codes presentes nas páginas do livro e as questões do Livro de atividades podem ser utilizados pelos alunos para realizar a Autoavaliação.
Escreva nos comentários como você inclui a autoavaliação nas suas aulas 😊
Vanessa Soares de Oliveira Dias
A auto avaliação em sala de aula pode ser feita também mediante a participação dos alunos. No momento da explicação fazer com que eles interessam pelo assunto, fazer refletir e respondam os questionamentos.
Marcia
Olá Professor, gostaria que lesse este artigo para auxiliar na sua prática.
Abração!!!
Andressa
Boa tarde!
Encaminho este artigo para contribuir com a sua prática. Abração!!!
Greice
Boa tarde!
Encaminho este artigo para contribuir com a sua prática. Abração!!!
Carol
Boa tarde!
Encaminho este artigo para contribuir com a sua prática. Abração!!!
Kely
Boa tarde!
Encaminho este artigo para contribuir com a sua prática. Abração!!!
Carina
Boa tarde!
Encaminho este artigo para contribuir com a sua prática. Abração!!!