Olá, professores e professoras
Hoje vamos falar um pouquinho sobre divulgação científica e como ela constitui um elemento importante para a educação. Muitas vezes relacionada ao jornalismo científico, tem o papel de transmitir o conhecimento científico ao público em linguagem mais adequada, sem os termos técnicos e especializados que fazem parte do dia a dia de quem faz ciência. Mais do que isso, culturalmente tornou-se tarefa dos divulgadores científicos, despertar a paixão pela ciência em todos nós, sobretudo em nossos alunos.
Nesse sentido, os recursos do Sistema Positivo de Ensino estão repletos de exemplos de mídias de divulgação cientifica e não só no componente de Ciências, mas em outros componentes como o de Língua Portuguesa, podem constituir instrumentos de divulgação científica. Ainda falando de recursos metodológicos, mídias e espaços de divulgação científica podem ser utilizados (e caem como uma luva) para o trabalho com propostas e projetos interdisciplinares.
O Brasil possui excelentes mídias de divulgação cientifica, pouco conhecidas do público geral e que merecem ser mais difundidas. O Youtube e outras iniciativas online também estão produzindo conteúdo de divulgação cientifica de qualidade, então vamos a alguns exemplos!
A primeira referência que gostaria de compartilhar é da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência – SBPC (http://portal.sbpcnet.org.br/). Trata-se de uma das instituições mais antigas de divulgação cientifica do país, criada e mantida por nossos cientistas: professores, alunos e pesquisadores do meio acadêmico brasileiro. Podemos destacar ainda, as publicações Ciência Hoje (https://cienciahoje.org.br/) e Ciência Hoje para Crianças (https://chc.org.br/) produzidas pela SBPC.
Na intenet, uma dica legal é a rede de canais do Youtube Brasil, ScienceVlogs (https://www.blogs.unicamp.br/sciencevlogs/) criada por divulgadores científicos de universidades brasileiras, com o intuito de chancelar a qualidade do conteúdo dos canais que fazem parte da rede.
E esses são apenas alguns exemplos.
Espero que tenham gostado do conteúdo e aproveitem para divulgar nos comentários, iniciativas e espaços de divulgação cientifica, assim podemos compartilhar com os colegas.
Um abraço, professor João!