Oi, Professoras e Professores!

Sempre que me deparo com essa pergunta, lembro da Absolem, a lagarta que ilustra a sabedoria, a guardiã e personagem da Alice no País das Maravilhas.

Com que frequência você pensa nisso? Quem és?

Além de retomar lembranças da infância em mim (já que Alice é meu livro preferido da infância), essa pergunta Quem é você? – é a que rege o processo investigativo no capítulo 6, do 7º ano, do componente curricular da Filosofia.

E é justamente por isso, por nosso grupo de estudantes estarem prestes a discutir isso de maneira mais enfática, que eu convido toda a comunidade de professoras e professores do Sistema Positivo de Ensino a fazer o mesmo e, nesse sentido, esse convite é pensando na ação docente, mas, também, na forma como você transita no mundo.

A proposta é a seguinte:

  • Escute o áudio vinculado ao post enquanto “passeia” pelas páginas 23 e 24 do Livro didático de Filosofia, Volume 3, Capítulo 6, 7º ano (ou só ouça o áudio 😊)

  • Pense sobre as máscaras sociais que você utiliza no dia a dia, para sobreviver.
Clique aqui para baixa a máscara - p.25 - filo - 7 ano - vol 3

Se você é professora ou professor do 7º ano em específico, tenho mais duas reflexões para incluir:

  1. ao longo desse ano letivo, os alunos e alunas do 7º ano estão discutindo o Brasil sob diferentes pontos de vista… Pergunte aos alunos e alunas do 7º ano “Quando você leu algumas das reflexões nas páginas 23 e/ou 24, a noção de ‘brasileiro/brasileira’ passou pela sua cabeça”?
  2. Pergunte também: Alguma outra noção espacial passou pela sua cabeça? Sulista? Nordestino? Nortista? Etc.?
  3. “Quem é você?” evoca um lugar geográfico?

E para você, professora ou professor: quem é você? Evoca local geográfico?

Bom recesso e boas autorreflexões <3

Abraços Rafa.