Olá, Professoras e Professores!
Uma das principais mudanças no Novo Ensino Médio é a possibilidade de impulsionar o protagonismo do estudante, possibilitando que ele tenha o papel principal do seu próprio processo de ensino e de aprendizagem, tornando-se um sujeito ativo dentro e fora do ambiente escolar. A nova organização curricular, foi desenvolvida com o intuito de compreender as expectativas dos jovens, permitindo que os estudantes se aprofundem em áreas e experiências que dialoguem diretamente com os seus projetos de vida. Diante disso, podemos refletir como nós professores podemos nos colocar como mediadores nesse processo.
A principal finalidade do projeto de vida é instigar o protagonismo e a autonomia do estudante, bem como as suas escolhas, com foco na sua formação integral. Pensando nisso, o Núcleo de Estudos – Módulo 1 – IFI (Itinerário Formativo Integrado) da 3ª Série destaca a complexidade de ensinar alguém a estudar, pois o ato de estudar envolve várias variáveis como a motivação, a personalidade, o emocional, entre outras. Ressalta-se que o objetivo desse texto não é trazer uma receita ou uma fórmula para ensinar, mas chamar você leitor e professor para uma conversa e com isso aprendermos juntos.
O protagonismo tem como intuito colocar o estudante como participante ativo no processo de aprendizagem. A respeito disso, a BNCC destaca que a escola deve “garantir o protagonismo dos estudantes em sua aprendizagem e o desenvolvimento de suas capacidades de abstração, reflexão, interpretação, proposição e ação, essenciais à sua autonomia pessoal, profissional, intelectual e política” (BRASIL, 2018, p. 465). Assim, o professor assume o papel de guiar, mediar e orientar os estudantes durante as aulas, oportunizando a aprendizagem significativa. Essa abordagem pode prover o desenvolvimento de:
- Habilidades socioemocionais (autoconhecimento e autocuidado);
- Aguçamento da curiosidade;
- Autonomia;
- Cooperação e do pensamento complexo;
- Pensamento crítico, científico e criativo.
E você professor do Ensino Médio!!! Já se perguntou como poderia mediar esse processo de aprendizagem tendo o estudante como protagonista? Como auxiliar o estudante nessa organização?
Que tal brincar de uma rede social diferente? (observe na imagem abaixo)
O Núcleo de Estudos – Módulo 1 – IFI evidencia que o plano de estudos é uma ferramenta que pode ajudar muito a desenvolver a autonomia para estudar. Essa estratégia auxilia na organização da rotina delimitando visualmente o que precisa ser estudado e o tempo reservado a cada conteúdo.
Além disso, sabemos que as pessoas aprendem de formas diferentes e que o que funciona para uma pessoa pode não funcionar para outra. Tem gente que aprende rápido e tem gente que aprende em outro tempo (e tudo bem), isso varia de assunto para assunto!
David Allen Kolb é um estudioso que desenvolveu um questionário que descreve e apresenta como resultado o estilo do seu aprendizado. Você sabe qual é seu estilo de aprendizagem? E os seus estudantes? Que tal responder esse questionário?
Link do questionário de Kolb:https://www.cchla.ufpb.br/aprendizagem/
Depois comentem o resultado!!! 😊
Grande abraço,
Profª Neumar Albertoni (Assessora do Conhecimento)
Paula Akiyama
Adorei a ideia da “rede social diferente” … já pensando em aplicar! Muito obrigada pela dica! 😉
Neumar Albertoni
Oi Paula!!! Ficamos muito feliz que tenha gostado😊.
Depoispasse aqui para contar como foi!
Grande abraço🥰.
Tatiane Sprada
Olá, professora Paula.
Ficamos felizes em saber que gostou do conteúdo. Quando aplicar com seus alunos compartilhe conosco como foi. Abraços!
Bianca M.W.
Que artigo maravilhoso profª Albertoni!!! Eu fiz o teste de aprendizagem Kolb e vou fazer com meus alunos para que eles se conheçam. Gratidão!!!