Olá professora e professor, tudo bem?

De maneira ampla, o nosso livro didático, metodologicamente, é elaborado considerando-se uma sequência de 4 verbos, quais sejam:

SENSIBILIZAR: momento inicial, em que se procura acionar os conhecimentos prévios dos alunos, o que pode ser feito a partir de reflexões sobre imagens apresentadas, por exemplo.

CONSTRUIR: etapa em que o conteúdo é apresentado aos alunos, por meio da transposição da teoria em uma linguagem adequada a cada faixa etária e de exercícios que favorecem a compreensão dessa teoria.

SISTEMATIZAR: momento em que os alunos organizam as ideias, olham novamente para o que foi discutido em cada capítulo e elaboram um resumo a respeito do que aprenderam.

APLICAR: apresentação de novos contextos, em que os alunos comprovam se, de fato, aprenderam o conteúdo.

E quanto ao LIVRO DE ATIVIDADES?

O livro didático tem como “parceiro de ensino” um outro livro bastante importante o livro de atividades, cujos exercícios podem ser feitos em sala ou em casa, a depender da opção de cada professor. A seguir, são registrados alguns aspectos sobre esse livro, que devem ser considerados:

  • os alunos têm a possibilidade de revisitar a teoria, de forma mais sintética e registrada de uma maneira diferente, o que permite um novo olhar para a explicação do conteúdo

  • são apresentados vários exercícios, os quais cumprem dois importantes papéis: a sistematização dos conteúdos e a aplicação do que aprenderam em muitos outros contextos.

(sistematização dos conteúdos)

(aplicação do que aprenderam)

Outro ponto a ser considerado nesta reflexão é que os alunos, ao fazerem os exercícios, também estão sendo agentes de sua própria aprendizagem, na medida em que, com autonomia, buscam soluções para os questionamentos feitos ao longo das atividades propostas. Uma estratégia interessante é solicitar-lhes que relatem as dificuldades que tiveram na resolução dos exercícios e retomar os pontos que ainda não estão bem solidificados no processo de ensino-aprendizagem dos conteúdos propostos.

Por fim, professor, é muito importante que você tenha o livro de atividades como seu “aliado” em suas aulas. Aproveite esse material para traçar metas de reforço de aprendizagem, de modo que os alunos, de fato, evoluam na compreensão dos conteúdos.

Bons estudos com o livro de atividades!

Prof. Valter Zotto de Andrade