Olá, Professoras e Professores!
O propósito da escola é promover o desenvolvimento integral dos alunos. Isso implica, além de estimular suas estruturas cognitivas e despertar a sua capacidade de aprender, desenvolver competências socioemocionais.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) prevê que ao final da Educação básica o estudante tenha desenvolvido dez competências gerais. A maior parte delas está relacionada a habilidades socioemocionais.
Esses aspectos socioemocionais estão relacionados a capacidade individual da forma de se expressar, perceber e ressignificar as emoções, saber agir de maneira consciente, como se relacionar com outras pessoas e saber enfrentar situações novas e desafios.
Com esse propósito, no material dos Anos iniciais é possível notar a presença do ícone abaixo:
Ele identifica o momento em que é possível relacionar o objeto do conhecimento de diferentes componentes curriculares com uma competência socioemocional.
Assista ao vídeo seguinte para saber mais sobre esse ícone e as competências socioemocionais no material do Sistema Positivo de Ensino.
Deixe seu comentário do que achou do artigo 🙂
Um grande abraço. Sam.