Olá, Professoras e Professores!

A Base Nacional Comum Curricular defende uma educação baseada na autonomia e no desenvolvimento dos estudantes, bem como enfatiza a necessidade de práticas pedagógicas que promovam a participação ativa dos estudantes, o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e a construção do conhecimento de forma significativa. Nesse sentido, a BNCC propõe a superação da fragmentação radicalmente disciplinar do conhecimento, o estímulo à sua aplicação na vida real, a importância do contexto para dar sentido ao que se aprende e o protagonismo do estudante em sua aprendizagem e na construção de seu projeto de vida. (BNCC, p. 15, 2017) Dessa forma, ao logo do texto da BNCC, é possível identificar pontos em comum entre o texto desse documento e uma aprendizagem centrada no estudante.

Nessa perspectiva, o uso de novas metodologias é cada vez mais urgente, especialmente a utilização de novas e diversificadas metodologias, que enfatizam a participação ativa do estudante, o trabalho em equipe, a resolução de problemas do mundo real e a aplicação prática do conhecimento. Elas buscam criar um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e envolvente, que estimule o pensamento crítico e a autonomia dos estudantes.

Uma das metodologias que podem ser levadas para o âmbito escolar é a Aprendizagem Baseada em Projetos, uma das formas mais eficazes na promoção do engajamento para a aprendizagem, para o trabalho em equipe e o para o desenvolvimento de habilidades colaborativas.

A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) é uma abordagem educacional que coloca os alunos no centro do processo de aprendizagem, permitindo que eles adquiram conhecimento e habilidades por meio da realização de projetos significativos e do enfrentamento de desafios do mundo real. “Na aprendizagem baseada em projetos, os alunos se envolvem com tarefas e desafios para resolver um problema ou desenvolver um projeto que também tenha ligação com sua vida fora da sala de aula. O projeto parte de uma questão norteadora, que orienta a pesquisa. No processo, eles lidam com questões interdisciplinares, tomam decisões e agem sozinhos e em equipe. Por meio de projetos, são trabalhadas também suas habilidades de pensamento crítico, criativo e a percepção de que existem várias maneiras para a realização de uma tarefa, tidas como competências necessárias para o século XXI. Os alunos são avaliados de acordo com o desempenho durante e na entrega dos projetos” (BUCK, 2008).

Em vez de aprender por meio de aulas tradicionais e passivas, os estudantes envolvidos na ABP se engajam ativamente em investigações, colaborações e criações práticas.  Aprendizagem Baseada em Projetos é um excelente recurso metodológico por promover a aprendizagem profunda, a motivação intrínseca e a aplicação prática do conhecimento. Vale ressaltar que a implementação eficaz da ABP requer planejamento cuidadoso por parte dos educadores, que devem projetar projetos que se alinhem aos objetivos de aprendizagem e aos padrões curriculares, além de oferecer apoio adequado aos alunos durante todo o processo.

Que tal conhecer mais sobre a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) e levar essa metodologia para a sua prática docente?  Há diversos livros que abordam a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) de maneira aprofundada, oferecendo insights, estratégias e exemplos práticos para educadores interessados em implementar essa abordagem em suas salas de aula. Assim, sugerimos algumas publicações que podem auxiliar na implementação da ABP em sua sala de aula:

Este livro descreve um conjunto de princípios que ajudam os professores a planejar trabalhos efetivos, apresenta diversos exemplos e contém ferramentas e recursos de auxílio na implementação de projetos, permitindo aos professores introduzir seus alunos na ABP e reforçar as habilidades necessárias para o século XXI.

 O livro Aprendizagem baseada em projetos explora a ABP como abordagem de ensino diferenciado, com base em aplicações atuais da tecnologia na sala de aula. Ao longo dos capítulos, o autor apresenta diretrizes práticas para sua implementação no ensino fundamental, médio e superior, tornando este livro um valioso recurso para o aprimoramento profissional dos professores e para o desenvolvimento de aulas eficazes e motivadoras.

Referências:

BENDER, W. N. Aprendizagem baseada em projetos: educação diferenciada para o século XXI. Porto Alegre: Penso, 2015.

BUCK INSTITUTE FOR EDUCATION – BIE. Aprendizagem baseada em projetos: guia para professores de ensino fundamental e médio. Porto Alegre: Artmed, 2008.

MORAN, J. Metodologias ativas de bolso: como os alunos podem aprender de forma ativa, simplificada e profunda. São Paulo: Editora do Brasil, 2019.