Olá, Professoras e Professores!

Conforme explorado no livro de Formação dos Professores de Grupos 1 e 2, Com Versos e Conversas Pedagógicas do Sistema Positivo de Ensino, atualmente a estratégia comum para organizar tempos e espaços na Educação Infantil são os cantinhos, também conhecidos como territórios, os quais circunscrevem o espaço, conforme uma temática, criando cenários para exploração e aprendizagem e são incluídos no planejamento de diversas formas, seja na exploração espontânea entre as atividades ou de forma direcionada para objetivos específicos da sequência didática.

[…] espaços menores podem oferecer oportunidades para as crianças trabalharem bem em grupos pequenos, para ouvirem e serem ouvidas e, portanto, se comunicarem. Esse arranjo também dá aos professores a oportunidade de montar situações que convidem à exploração construtiva e à ação. (GANDINI, 2016, p. 331).

Entre as páginas 66 a 73 do livro Com versos e conversas pedagógicas oferecemos uma organização de sugestões que incluem qual é o canto, os elementos, objetivos e indicação de faixa etária, são 22 dicas especiais para vocês! Mas, no documento a seguir, você pode conferir um mapa conceitual que destaca os cantinhos que têm os elementos de mais proximidade com as sequências didáticas.

ARQUIVO: CANTINHOS

Lembre-se: os cantinhos são espaços para as crianças e você precisa montá-los de acordo com os objetivos da sua turma!

Abraços Karol 🙂