Olá, professores
do conhecimento de todos a importância de se trabalhar com os alunos as linguagens verbal e não verbal em sala de aula, ao longo da Educação básica, sempre respeitando a faixa etária em que se encontram os estudantes. Esse aspecto relacionado à idade é importante, pois, conforme os alunos vão cursando a Educação Básica, as possibilidades de trabalho vão se alargando, uma vez que eles, gradativamente, amadurecem e passam a compreender, de forma mais elaborada, algumas reflexões propostas em sala e aula. Um dos gêneros bem importantes e que proporcionam diversas formas de trabalho em sala é o infográfico. Neste artigo, vamos conversar um pouco sobre ele.
Inicialmente, vale lembrar que o gênero infográfico, conforme se registra na BNCC, transita em mais de um campo de atuação, quais sejam: o Campo jornalístico-midiático e o de Práticas de estudo e pesquisa. E por que ele está nesses dois campos? Porque o infográfico oferece diversas possibilidades de trabalho, muitas delas ligadas a aspectos jornalístico-midiáticos, como as discussões sobre o visual do texto, as cores utilizadas, a disposição dos elementos, o tamanho das letras, por exemplo, e outras relacionadas à possibilidade de pesquisas que o infográfico permite.
Vejam um exemplo de infográfico presente no livro didático (FGB, Língua Portuguesa, vol. 7, EM).
E como vocês podem propor um trabalho mais significativo com o infográfico apresentado? Seguem algumas sugestões:
I – primeiramente, trabalhem com os elementos verbais (qual é o tema do infográfico? Há diferenças entre migrantes e refugiados? Que dados estatísticos o infográfico apresenta?);
II – explorem com os alunos como essas informações estão dispostas (em que ordem? qual o tamanho das imagens? a disposição dos elementos contribui para a compreensão da mensagem?);
III – proponham pesquisas a respeito do tema do infográfico. Elas sempre ampliam o repertório dos alunos e fazem com eles sejam mais críticos em relação ao tema em discussão;
IV – peçam aos alunos que elaborem um outro infográfico com as informações que encontrarem em suas pesquisas. Depois de pronto, eles podem apresentar aos colegas as suas pesquisas, a partir do infográfico que construíram.
Percebam que, com essas atividades, vocês estão permitindo que os seus alunos desenvolvam habilidades relacionadas aos Campos jornalístico-midiático e Práticas de estudo e pesquisa, uma vez que eles refletem sobre as linguagens verbal e não verbal utilizadas no infográfico, enfatizando a funcionalidade dessas linguagens e o seu potencial para atingir os leitores. Além disso, é proposta a eles a produção de um exemplar do gênero, o que é muito importante para o amadurecimento não só das características desse gênero textual, mas para o amadurecimento do olhar deles para o problema mencionado no texto. No caso do infográfico lido, por exemplo, os alunos refletem sobre as migrações globais e sobre os refugiados, temas adequados aos alunos do Ensino Médio. Aproveite, então, as variadas informações e os questionamentos apresentados no capítulo 25, do volume 7, Língua Portuguesa, no Ensino Médio, para potencializar os seus trabalhos em sala.
Estou certo de que as aulas que se fundamentam em infográficos trarão enriquecimento a vocês, professores, e aos seus alunos! Boas discussões!
Prof. Valter Zotto de Andrade (assessor de conhecimento)