Olá, professores e professoras!
Após meses de interação com os alunos durante o ano letivo, é comum que o professor(a) perceba que há muitas possibilidades deles mostrarem os conhecimentos acumulados nessa jornada. Uma alternativa interessante é a avaliação por meio dos jogos geográficos. Mas não é qualquer jogo, afinal, eles é que serão os autores! Sim, eles iriam criar os tabuleiros, o roteiro do jogo, as peças que serão os jogadores, as regras.
Com materiais simples, como folhas coloridas, canetinhas, lápis de cor, dado (que pode ser confeccionado pelos estudantes), objetos para serem utilizados como os jogadores (tampinhas de garrafas pet ou de canetas, por exemplo) e disposição para criar, a atividade estará pronta!
Vamos pensar um conteúdo: Biomas Brasileiros.
São seis grupos que podem se formar, considerando que deverão fazer pesquisas sobre características gerais, tipos de vegetação, fauna, principais problemas, leis de proteção ambiental voltadas para aquele bioma em questão. Após a pesquisa realizada, discutem e criam trinta perguntas objetivas sobre as sínteses que criaram (como estão organizados em equipe, dividem as questões entre todos os membros). Registram as perguntas e respostas numa folha-gabarito. Depois, repassam apenas as perguntas em cards que podem ter sido confeccionados pelos integrantes da equipe. Enquanto isso, demais integrantes da equipe, fazem o desenho da rota que deve ser feita no tabuleiro pelos jogadores. Nela poderão constar penalidades para quem responder as questões de forma errada. Quem chegar primeiro no final, é o vencedor.
Uma boa forma de avaliar se está tudo certo é organizando as carteiras em sala e solicitando que um grupo experimente o jogo da outra equipe, fazendo uma rotação entre eles, para conhecer sobre os biomas de uma forma geral.
Após, é possível fazer uma síntese das informações, de forma a apresentar o que foi de mais relevante em termos de informações de todos os grupos.
Outra possibilidade interessante desse tipo de avaliação é que ela é inclusiva e desperta o interesse de grande parte dos(das) estudantes, favorecendo grandemente o trabalho do(da) professor(a), afinal, a correção é feita quando os jogos estão sendo confeccionados e testados. Aí já é possível atribuir conceitos ou notas.
Com essa ação, mais de uma competência da BNCC será desenvolvida com os estudantes.
E aí, pessoal, vamos executar essa proposta?
Noeme Rocha Sousa
Gostei da proposta, vou encaminhá-la.
Márcia Aparecida Stábile
Gostaria de uma sugestão para usar em minhas aulas de matemática para todos os anos do fundamental II
Josimar Moschaider
Boa proposta
Utilizamos esta metodologia em sala.