Olá, professoras e professores! 😊

O ano de 2023 está acabando, mas o movimento na escola ainda não! Engana-se quem pensa que o encerramento do período letivo significa fim das atividades. Há ainda muito a realizar!

Sabemos que educar é um processo e os finais alimentam novos começos e para isso precisamos de organização e planejamento; portanto sugiro cinco dicas para fazer com que o encerramento do ano letivo seja significativo, um momento de finalização, de balanço; e uma forma de vislumbrar novos começos, garantindo que todos os agentes da comunidade escolar, ou seja, estudantes, professores e familiares se sintam mais valorizados.

Dica 1: Organizar os momentos marcantes do ano – com objetivo de promover a aprendizagem e o desenvolvimento dos estudantes, valorizando o caminho trilhado com amostras de trabalhos realizados no decorrer do ano. Esse momento pode conter registros de atividades artísticas e científicas das turmas, registros fotográficos e em vídeos e muito mais.

Dica 2: Lista de autógrafos – Faça uma lista de comandos e descrições e distribuir aos estudantes da turma. Assim, cada um tem que encontrar uma pessoa que se encaixe em cada item e pedir a ela que assine seu papel. Dê o tempo de uma música para os alunos executarem cada desafio. Exemplos de comandos são:

  • Encontre alguém que more no mesmo bairro;
  • Ache alguém que tem um animal de estimação;
  • Quem gosta da mesma fruta que você;
  • Encontrar a mesma pessoa que faz no mesmo mês o aniversário;
  • Lembrando que o participante não pode pegar o próprio autógrafo!

Dica 3- EMOJIS BALOON – Pedir para que cada aluno escolha um cartão com um desenho de um emoji e escreva uma mensagem motivadora e inserir em um balão, enchendo-o depois. Ao sinal, todos devem jogar os balões para cima e quando os balões descerem, cada estudante vai estourar e receber um voto diferente e criativo. Esta dinâmica sugere que seja feito no final do período.

Dica 4- O clássico: Caça ao tesouro – Esconder tesouros diferentes que eles aprenderam no decorrer do ano como: Letras, Peixes, Alimentos, Experiências, Livros, objetos que possam remeter ao conhecimento aprendido.  Esconda “tesouros” perto de árvores, canteiros de plantas, ou até mesmo enterrados em espaços onde as crianças possam colocar a mão na terra e ter um contato maior com os elementos da natureza. Utilizar pistas, mapas ou roteiros para que haja cooperação entre os alunos.

Dica 5- Bingo das escolhas – Peça que, no dia da confraternização, cada um leve um brinde, com um valor máximo estipulado, exemplos de brindes: agendas, porta-retratos, chocolates, pacotes e balas, cadernos, figurinhas, lápis de cor etc. Providenciar cartelas de bingo e distribuir feijões, milho ou caneta entre os estudantes para marcar os números sorteados. Todos se divertem e ganham algo!

Essas foram algumas dicas simples para fechar as atividades anuais com chave de ouro que com certeza reforçarão o senso de renovação, coletivismo e amizade para o ano vindouro!

Desejo boas festas!