Olá professores e professoras!

Início de ano letivo, planejamento e a importância de verificar os conhecimentos prévios dos alunos do(s) ano(s) anteriore(s). Como nos organizar para isso?

Sabemos que a avaliação constitui um processo contínuo que guia e orienta o processo de aprendizagem dos estudantes.

Segundo Ramo e Casanova(1996:15), “ a funcionalidade formativa da avalição contínua implica a necessidade de que a avaliação não se situe no fim de um período de tempo determinado, quando se considerem desenvolvidos todos os passos requeridos para alcançar uma série de aprendizados, e sim que sua aplicação se concretize a todo momento de maneira sistemática e planejada”.

Logo, podemos pensar que a avaliação não deve ser algo alheio ao processo de ensino e aprendizagem, mas algo que integra nele para dar-lhe sentido e efetividade, dadas as suas características: ser planejada, sistemática, orientadora, reguladora, contínua e eficaz.

Para tanto, existem três momentos em que a avaliação se materializa ao longo do ano letivo e nos quais cada uma adquire um significado e uma intencionalidade. São eles:

  1. Avaliação inicial/diagnóstica: que consiste na coleta e análise individual de amostras de conhecimento que cada aluno possui no princípio de uma etapa de ensino e aprendizagem com o objetivo de verificar se seus saberes prévios são suficientes para iniciar a sequência didática ou se é preciso dar um passo atrás. Para isso, deve priorizar os registros pessoais dos alunos e do professor sobre cada um deles.
  2. Avaliação processual/formativa: consiste na observação e análise do desenvolvimento dos alunos ao longo do processo de aprendizagem com o intuito de direcionar as intervenções que o professor deve fazer a fim de participar ativamente da busca desses objetivos. Para isso, deve incluir observação em sala de aula, escuta ativa, registro de comportamento e relações interpessoais, registros de atividades ou reflexões produzidas pela turma, acompanhamento de caderno do aluno, etc priorizando não só os registros pessoais mas também a devolutiva que será dada a cada aluno para que todos possam refletir sobre sua aprendizagem. Saber o grau de aprendizagem de cada aluno ao final do período e avaliar os resultados finais em seus aspectos fundamentais.
  3. Avaliação final/somativa: consiste na coleta e análise individual das amostras de aprendizagem ao final de uma etapa com a função de verificar se os objetivos planejados foram atingidos total ou parcialmente, bem como avaliar se o planejamento do professor foi eficaz e qual nível de sucesso alcançado por cada aluno individualmente, em comparação com os resultados da avaliação diagnóstica. Para isso, deve incluir provas, testes formais e trabalhos objetivos, com critérios de avaliação bem determinados e coleta individual de dados, priorizando, além dos registros pessoais e das devolutivas, a nota (ou conceito) dada a cada um.

No positivoon temos ferramentas de avaliações para cada um dos momentos mencionados acima, onde o professor pode fazer esse acompanhamento e direcionar seu olhar. A partir desses dados, o professor pode tomar decisões adequadas para cada do período do ano letivo.

Para saber mais: https://porvir.org/avaliacao-para-favorecer-a-aprendizagem-ativa/ Acesso em 31 de janeiro de 2024.