Olá, educadores! Tudo bem?

Mais um ano letivo pela frente e estamos aqui novamente falando sobre afetividade.

Qual é o poder do afeto?

Como nós afetamos nossos alunos?

Como somos afetados por eles?

Quais memórias afetivas vamos construir ao longo desse ano com nossa turma?

São tantas perguntas, mas as respostas só podem ser dadas por quem está lendo esse texto agora.

Sabemos que a afetividade é fundamental no processo de aprendizagem, pois está diretamente ligada ao bem-estar emocional dos alunos.

Sentir-se seguro, confiante e conectado emocionalmente ao ambiente escolar, faz com que os alunos estejam mais envolvidos e dedicados a construção de sua aprendizagem.

Quando os estudantes se sentem emocionalmente envolvidos, valorizados e apoiados, a motivação para aprender aumenta, bem como, a disposição e a persistência diante dos desafios.

Além disso, a relação entre professores e alunos torna-se cada vez mais positiva, quando os educadores demonstram empatia, compreensão e cuidado pelos estudantes. Isso faz com que os alunos se sintam confortáveis para expressar suas dúvidas, compartilhar suas ideias e participar ativamente das aulas.

Não tem como falar de educação sem afeto, pois a afetividade impacta profundamente na motivação, atenção, memória e qualidade da relação professor-aluno. Para promover um aprendizado mais eficaz e significativo é necessário promover um ambiente de aprendizagem afetivamente positivo.

Que possamos afetar positivamente nossos alunos e construir memórias significativas ao longo desse ano.

Logo abaixo você poderá acessar uma mensagem de afeto, escrita pelo educador Marcelo Cunha Bueno.

Mensagem de Afeto

Gostou deste post? Deixe seu comentário!

Com afeto,

Tatiane Sprada – tatianesprada@spe.com.br

 

REFERÊNCIA

BUENO, Marcelo Cunha. No chão da escola: por uma infância que voa. São Paulo. Editora Passarinho, 2018.