Olá professores e professoras!

A BNCC, ao retomar os registros do Conselho Nacional de Educação (CNE),  refere-se à divisão por área de conhecimento, sendo elas: Linguagens e suas tecnologias, Matemática, Ciências da natureza e suas tecnologias e Ciências humanas e aplicadas. Retomamos a seguir essa passagem:

A organização por áreas, como bem aponta o Parecer CNE/CP nº 11/2009, ‘não exclui necessariamente as disciplinas com suas especificidades e saberes historicamente construídos, mas, sim, implica o fortalecimento das relações entre elas e a sua contextualização para apreensão e intervenção na realidade, requerendo trabalho conjugado e cooperativo dos seus professores no planejamento e na execução dos planos de ensino’ (BRASIL, 2009).

Destacamos, aqui, algumas expressões dessa citação:

                        Fortalecimento das relações; intervenção na realidade e trabalho conjugado e cooperativo

Associada a essa divisão dos componentes curriculares por área, que tem por princípio o diálogo mais próximo entre determinados componentes curriculares, como no caso da área de linguagens, por exemplo, que inclui: Língua Portuguesa, Arte, Língua Inglesa e Educação Física, destacamos um dos desafios da contemporaneidade, que diz respeito ao trabalho conjunto em sala de aula para ampliar as possibilidades de compreensão de diversos temas. Para que esse diálogo se torne concreto, vale retomar a importância dos projetos interdisciplinares em sala de aula, que oportunizam grande crescimento dos nossos alunos e de todos nós, profissionais da educação.

Os projetos interdisciplinares permitem que consigamos não apenas o diálogo entre os componentes curriculares de cada área acima descrita, mas também entre as áreas. Esse é o nosso desafio! Quanto mais pudermos fortalecer as relações entre os diversos saberes, quanto mais trabalharmos em conjunto e orientarmos os alunos para que intervenham em suas realidades, mais tornaremos as aprendizagens significativas.

O primeiro aspecto que é preciso observar está relacionado com o conhecimento do que vem a ser um Projeto. Para tanto, deixamos aqui a indicação de um livro bastante importante na área de projetos, intitulado: Aprendizagem baseada em projetos: guia para professores de ensino fundamental e médio, Artmed ,  2008.

Esse livro traz uma ampla discussão sobre a organização de um projeto, bem como traz exemplos interessantes, que podem nos ajudar a compreender, de forma mais elaborada, o que vem a ser um projeto eficaz em sala de aula.

Muitos exemplos de trabalhos interdisciplinares poderiam aqui ser mencionados, porém, hoje, deixamos aqui algumas ideias que podem se tornar um bom projeto. Veja a imagem ao lado e reflita a respeito do seguinte questionamento: Como o meu componente curricular pode contribuir para um trabalho interdisciplinar que tenha, como elemento disparador, esse anúncio publicitário?   São diversas as possibilidades que podem compor um bom projeto interdisciplinar. Entre elas, estão: o trabalho com o gênero textual anúncio e as cores utilizadas, (área de Linguagens); a discussão sobre o que é uma marmita com alimentação saudável e o estudo , em porcentagem, dos componentes nutricionais envolvidos nos alimentos apresentados, (Ciências da natureza e Matemática) ; a discussão sobre o aumento de cidadãos empreendedores na área da alimentação, pós Covid-19, (Ciências humanas); entre muitas outras possibilidades.

Como podemos observar, o anúncio aqui apresentado oferece inúmeras possibilidades de trabalho em sala de aula, o que concretiza as três expressões destacadas anteriormente: fortalecimento das relações; intervenção na realidade e trabalho conjugado e cooperativo. Ao fazermos essas reflexões mencionadas, em que diversas áreas do conhecimento dialogam, permitimos que os alunos tenham muitas oportunidades de crescimento, nos seguintes aspectos: empatia em relação aos inúmeros brasileiros que empreendem no setor de alimentação; conhecimento mais elaborado do que vem a ser uma alimentação saudável, entre muitos outros aspectos.

Desejamos a vocês excelentes trabalhos interdisciplinares!

Valter Zotto de Andrade (Assessor de conhecimento)