Olá professores e professoras!

Para iniciar o ano letivo ou em qualquer outro momento, as brincadeiras são excelentes estratégias para promover socialização, aprendizagem e diversão.

Ao realizar a leitura da proposta pedagógica do material do Sistema Positivo de Ensino será possível perceber como as brincadeiras contribuem para o desenvolvimento das crianças. Para complementar o que é proposto nas Orientações metodológicas, abaixo algumas sugestões de brincadeiras para envolver as crianças da Educação infantil.

Caixa sensorial

A caixa sensorial é uma brincadeira que pode ser realizada com crianças pequenas, de 3 a 6 anos.

Nessa atividade, cujo objetivo é explorar as sensações táteis, diferentes objetos trazidos pelas crianças deverão ser depositados no interior de uma caixa de sapatos ou papelão tampada. Essa caixa deverá ter uma abertura para que as crianças coloquem a mão para manipular o objeto sem visualizá-lo.

Durante o contato com o objeto a criança deverá descrever as sensações que o toque proporciona, realizar comparações e tentar descobrir o que está dentro da caixa.

Dragão

“Dragão” ou “cauda do dragão” é uma brincadeira para ser feita principalmente com crianças menores, na faixa de 3 anos. Essa atividade foca no trabalho em equipe, atenção, equilíbrio corporal e interação social.

Para participar da brincadeira as crianças deverão formar uma fila indiana. Nessa organização um coloca as mãos nos ombros do colega que está a sua frente. A primeira criança da fila representará a “cabeça” do dragão” e a última a “cauda”.

A “cabeça” tentará pegar a “cauda”. Simultaneamente o “corpo” o dragão, ou seja, as outras crianças, fará movimentos acompanhando a “cabeça”. Quando a primeira criança da fila tocar na última, vai para o final da fila e a que estava na segunda posição torna-se a “cabeça” do dragão.

Circuito de obstáculos

Para essa atividade a sugestão é que seja criada uma pista com obstáculos para as crianças passarem. Os materiais utilizados como barreiras podem ser pneus, cabos de vassoura, tijolos e outros elementos que fazem parte da rotina da criança.

Nessa brincadeira é aprimorada a consciência corporal, lateralidade, coordenação, equilíbrio e agilidade. Enquanto uma criança está passando pelo caminho com obstáculos é importante orientar que as outras incentivem quem está realizando a atividade naquele momento por meio de frases motivadoras e aplausos.

Você já conhecia essas brincadeiras? Compartilhe nos comentários uma atividade lúdica que não pode faltar na sua sala de aula.