Olá professores e professoras!
A ciência geográfica viabiliza muitas formas de interação com outras áreas do conhecimento e componentes curriculares. Facilita a compreensão dos estudantes quando existe a possiblidade de vivenciar os fenômenos na prática. Considerando uma prática da educação integral, temos um prato cheio em nossas mãos!
A concepção de educação integral contempla o desenvolvimento do ser humano em todas as dimensões: intelectual, física, emocional e cultural. Sendo assim, vamos pensar uma sugestão de atividade na Geografia: aulas de campo, práticas.
Sim, podem existir custos envolvidos, algumas vezes. Mas não em todas as situações.
Sendo assim, por que não propomos um piquenique no parque mais próximo da escola, para tratar sobre a importância daquele local ser área de captação de chuvas e diminuir os problemas das enchentes? Assim, podemos bater um papo com os alunos e explicar como funciona o ciclo hidrológico e como ele é afetado nas áreas urbanas. Poderia também ser uma caminhada aos arredores da escola e constatação de elementos naturais e humanos que facilitam ou dificultam a dinâmica da água na localidade em que a comunidade escolar está inserida.
Ou ainda: podemos escolher um lugar específico, não muito distante da escola, para ter uma experiência de observação da plantação e o cultivo de alimentos, conversar com os produtores e perceber nessa ação uma forma de incentivar os estudantes a observarem a conexão existente entre o espaço urbano e o rural.
Uma praça, um prédio histórico, um centro comercial local e um cemitério podem ser áreas de visitação, estudos e análises sobre o espaço geográfico. É importante saber a intenção da visita, pesquisar sobre as informações e poder auxiliar os estudantes em dúvidas que possam surgir durante a aula prática.
Essas ações favorecem o desenvolvimento de uma consciência ambiental e social extremamente necessárias para os dias atuais. É preciso perceber a influência dos elementos naturais na nossa vida e buscar alternativas de fazer com que os impactos gerados por nós sejam amenizados. Promove interação social, aquisição de conhecimento sobre os elementos locais, desenvolvendo várias competências da BNCC.
Que tal uma saída com seus(suas) alunos(as), professor(a)?