Olá professores e professoras!

Estamos a todo o vapor! Ano letivo já começou, o carnaval já acabou, mas o nosso volume 1 ainda está longe do fim. E sabemos que livro preenchido não é determinante para garantir as aprendizagens das crianças, mesmo que, culturalmente, ainda temos muitas famílias que acreditam nisso.

De acordo com a BNCC, o que ensinamos não são conteúdos, e sim competências e habilidades que utilizam como meio os objetos de conhecimento que costumamos chamar de conteúdos.

A cada ano também temos novos desafios de planejamento, equilibrando o uso do livro didático com os projetos e eventos da escola ao longo do ano, por exemplo. Ou ainda, com uma turma de ritmo diferente que nos faz acelerar ou desacelerar as atividades.

Para cumprir o documento normativo da BNCC, que tem força de Lei, precisamos ensinar e avaliar por habilidades e neste processo, por vezes, temos que fazer escolhas. Por isso, o Sistema Positivo de Ensino oferece algumas ferramentas para auxiliar os professores no planejamento, na avaliação contínua e no replanejamento das suas ações de sala de aula.

Confira abaixo as três dicas e suas ferramentas para garantir as aprendizagens essenciais para cada volume. Não deixe para reprogramar a sua rota somente no próximo semestre. Quanto antes, mais possibilidades de replanejamento você tem!

 

3 dicas para garantir as aprendizagens essenciais por volume