Olá professores e professoras!
A neurociência é uma ciência interdisciplinar que relaciona várias áreas como: biologia, psicologia, medicina, química, matemática, engenharia, filosofia etc. Por este motivo que ela oferece valiosos conhecimento sobre como o cérebro das crianças funciona e como elas aprendem.
Sua principal contribuição para a educação infantil é a compreensão de desenvolvimento cerebral na infância, pois é nessa fase que o cérebro está em constante crescimento e moldando as conexões neurais que influenciarão o aprendizado vindouro.
A plasticidade cerebral, ou seja, a capacidade que o cérebro tem de se adaptar e mudar tornar-se maior durante os primeiros anos de vida, portando é nessa fase que o professor deverá proporcionar um ambiente enriquecedor e estimulante promovendo um desenvolvimento saudável do cérebro da criança.
Com base nesses conhecimentos o professor poderá utilizar estratégias pedagógicas que promovam um aprendizado significativo, criando metodologias mais eficazes para o desenvolvimento da criança, por exemplo:
- Utilizar recursos visuais e auditivos: a neurociência revela que o cérebro da criança é altamente sensível a estímulos visuais e auditivos. Portanto é recomendável o uso de imagens, diagramas, vídeos, audição de músicas, histórias ou utilizar recursos sonoros para estimular a atenção e a memória das crianças;
- Praticar o movimento nas atividades: a neurociência destaca a importância do movimento na aprendizagem, promovendo atividades que envolvam movimento corporal através de brincadeiras ao ar livre, jogos de coordenação e danças, contribuindo o desenvolvimento cognitivo e socioemocional das crianças;
- Favorecer a interação social: a interação social é fundamental para o desenvolvimento neural das crianças, estimulando atividades em grupo, promovendo o diálogo e incentivando a colaboração entre os alunos.
Portanto o uso dessas atividades práticas e sensoriais na sala de aula, promovendo um ambiente seguro e acolhedor e desenvolvendo o bem-estar emocional das crianças certamente estimularão a formação de conexões neurais a fim de fortalecer o processo de aprendizagem.
Em suma, a incorporação da neurociência na educação infantil traz benefícios essenciais para o desenvolvimento integral das crianças.
Sugestão: Positivo On > Recursos > Playground
Luciane da Silva Freitas
Informações muito rica para inserir na educação infantil.
Fábio Fernandes
Onde fazer a inscrição?
timeformacao
Olá, professor Fábio! O senhor gostaria de se inscrever nos cursos EAD?
Fábio Fernandes
sim
neurociência e educação infantil
Mariana Xavier Leão Cardoso
Ótimo artigo!
Magela dos santos Mendonça
Boa Tarde! sou apaixonada pela a educação infantil, trabalho com o Pré-A ,já utilizei algumas estratégias pedagógicas que promoveram um aprendizado significativo para meus alunos. utilizo também alguns recursos visuais e auditivos e eles amam. obrigada pelas sugestões.