Professor e professora, a variação linguística constitui um fenômeno natural em qualquer língua: porém, tal fato não é compreendido pela grande maioria da população brasileira, que acredita ser a língua do Brasil um objeto homogêneo, inflexível.
O livro de Joyce Elaine de Almeida e Stella Maris Bortoni-Ricardo, voltado a professores da educação básica, traz propostas inovadoras para o trabalho com a língua portuguesa em sala de aula. Com o objetivo de romper o preconceito linguístico e apresentar a diversidade da nossa língua, o livro é dividido em uma parte teórica e em uma parte prática, com questões para serem trabalhadas em sala de aula com os diferentes tipos de variação: histórica, social, estilística e geográfica. O livro leva aos professores ferramentas úteis para o trabalho com a língua, no sentido de romper com o preconceito linguístico e de conceber a linguagem como forma de interação social, abordando não só a norma-padrão, mas também as demais variedades da língua. Uma ferramenta importante para um ensino que respeite as diferenças e não crie estigmas em relação às várias línguas que falamos e ouvimos.
Airton Zago
A obra de Joyce Elaine de Almeida e Stella Maris Bortoni-Ricardo é uma valiosa ferramenta para integrar artes, língua portuguesa e matemática na sala de aula. O estudo da variação linguística pode ser enriquecido por atividades artísticas que explorem a expressão cultural e visual de diferentes comunidades, enquanto a análise matemática de padrões linguísticos oferece uma abordagem quantitativa e objetiva. Assim, ao romper preconceitos e apresentar a diversidade linguística, promovemos um ambiente educacional que valoriza a pluralidade e a interação social, essenciais para o desenvolvimento completo dos alunos.