Olá professores e professoras!
A tarefa de elaboração de um livro didático é grande e desafiadora. Diversos profissionais estão envolvidos nela, tais como: autores, editores, diagramadores, leitores críticos, ente muitos outros. A seguir, destacamos alguns dos princípios gerais que nortearam a escrita do livro que vocês, professores, têm em mãos.
I – O livro precisa conversar com o “universo dos alunos”. Tal como registrou Edgar Morin, em sua célebre obra Os sete saberes necessários à educação do futuro : “O conhecimento das informações ou dos dados isolados é insuficiente. É preciso situar as informações e os dados em seu contexto para que adquiram sentido.” (MORIN, 2000, p. 36). Esse princípio tem grande relevância em todo o processo da escrita do livro. O conteúdo apresentado no livro deve dialogar com a realidade social, o que torna concretos os temas abordados nos diversos componentes.
II – O livro precisa deve dialogar, enfaticamente, com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Esse importante documento oficial compõe um dos pilares mais importantes de toda a Formação Geral Básica (FGB) proposta pelo Sistema Positivo de Ensino. Só depois de muitos estudos prévios feitos pelos profissionais envolvidos na escrita do livro é que os trabalhos foram iniciados. Os estudos, entretanto, não pararam nessa etapa inicial do processo. É prática comum, em nossa instituição, a formação continuada no que tange a esse documento oficial, seja nas elaborações inéditas de livros, como a Redação Nota Máxima, seja na atualização dos diversos materiais produzidos e já em uso pelas escolas.
III – O terceiro critério é a presença, no livro, dos Temas contemporâneos transversais. Ao longo do ensino básico, eles devem aparecer no livro didático, por meio de textos e diversas atividades que levem os alunos a refletir sobre esses importantes temas.
Esses são apenas alguns dos princípios que nortearam a escrita do livro que vocês utilizam. Nesse processo, é importante destacar que o aperfeiçoamento do livro didático depende, significativamente, da participação de vocês, professores. A leitura atenta do material, as sugestões de melhoria, as solicitações de pequenos ajustes são sempre bem-vindas e fundamentais para a melhoria dos processos, que é constantemente buscada pelo Sistema Positivo de Ensino. Nossa intenção, em nossas elaborações de materiais didáticos, é que a experiência de vocês e de seus alunos seja a melhor possível. Para tanto, contamos sempre com o feedback de vocês, que são nossos parceiros nessa nobre missão que é a de ensinar e aprender com excelência!
Desejamos-lhes muito sucesso nessa caminhada!
Valter Zotto de Andrade (Assessor de conhecimento)