Olá professores e professoras!

De acordo com a Organização das Nações Unidas (ONU), atualmente acredita-se haver mais de 70 milhões de pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). Devido a necessidade de conhecermos mais sobre essa característica a fim de desenvolvermos empatia e melhor relacionamento interpessoal com essas pessoas, a ONU estabeleceu que a data de 2 de abril fosse considerada o Dia Mundial de Conscientização do Autismo.

Esse transtorno é caracterizado por dificuldades na comunicação social (socialização e comunicação verbal e não verbal) e comportamento (interesse restrito ou hiperfoco e movimentos repetitivos). Usa-se o termo “espectro” por haver diversos subtipos do transtorno pelos vários níveis de suporte que necessitam ou intensidade das dificuldades.

Quanto antes identificamos os alunos com TEA, com mais eficiência poderemos acolher esses indivíduos, conhecer as especificidades do seu espectro e desenvolver o potencial de cada um. Nesse sentido, alguns sinais que podem indicar que o estudante possui TEA:

Não manter contato visual por mais de 2 segundos;

Isolar-se ou evitar atividades com outras crianças;

Alinhar objetos;

Ter dependência de rotina e dificuldade em mudanças;

Girar objetos sem uma função aparente;

Demonstrar interesse restrito por um único assunto;

Compreender as expressões de maneira literal e ter dificuldade em realizar abstrações e interpretações irreais;

Hipersensibilidade ou hiper-reatividade sensorial, ou seja, restrições com texturas e materiais com diferentes composições.

Conhecer as características de cada criança é o ponto de partida para garantir o direito dela de aprender e se desenvolver que será possibilitado pela ação dos educadores por meio da Educação inclusiva. Para realizar um processo de Inclusão efetivo, como professores, devemos estar dispostos a aprender com cada aluno e adotar práticas metodológicas adaptadas.

Com o intuito de apoiar você, professor(a) na realização de práticas inclusivas, o Sistema Positivo de Ensino lançará a Jornada de Inclusão cuja inscrição iniciará no dia 9 de abril. Nessa Jornada formativa serão apresentadas sugestões de adaptação de atividades a partir dos recursos presentes no material didático impresso. E no dia 25 de maio será ofertado um novo curso EAD cujo título é “Autismo: princípios e estratégias de ensino” com o intuito de ampliar o conhecimento a respeito desse Transtorno.

Para participar da Jornada de Inclusão e do curso EAD, acesse o site “Formação continuada”, via plataforma do Positivo On, selecione o item “Cursos EAD” e siga as orientações de inscrição.

Anote na sua agenda essas datas para tornar a sua ação como educador(a) inclusivo(a) ainda mais impactante e eficaz.