Olá, professores!
A aprendizagem criativa é uma abordagem pedagógica que busca uma educação mais relevante e significativa pautada no estímulo à criatividade, à imaginação, à colaboração e ao pensamento crítico, buscando, desse modo, despertar o interesse em aprender nos nossos estudantes.
Essa abordagem está baseada em quatro pilares, os 4 Ps:
Projeto, entendido como a experiência que promove a prática da aprendizagem criativa. Projetar é essencial para a aprendizagem criativa, por isso, tire as ideias do imaginário e coloque-as no papel para proporcionar uma dimensão maior para o aprendizado dos estudantes.
Paixão, sentimento que gera engajamento intrínseco ao indivíduo. Ela é muito importante em diversas áreas das nossas vidas e, quando estamos apaixonados, curtimos o processo de aprendizagem sem nos preocuparmos com os resultados. Incentivar a paixão no aprendizado é um excelente caminho para que os estudantes desenvolvam seus interesses e dediquem-se mais.
Pares, que corresponde ao trabalho colaborativo. A experiência do compartilhamento de ideias com outras pessoas proporciona uma troca bastante interessante que só enriquece o processo de aprendizagem. Por isso, a colaboração mútua entre os estudantes nas atividades propostas é um ótimo caminho para o crescimento deles.
Por fim, o último P de Pensar brincando, sugerindo a livre iniciativa de representar e experimentar ideias para trabalhar de forma lúdica e prazerosa. É nos momentos de brincadeira que os estudantes mais aprendem. Isso acontece porque estão desgarrados da ideia de competição, de autocobrança e de avaliação. Assim, o pensamento pode ir muito mais além, criando, desse modo, um ambiente acolhedor para a aprendizagem criativa. Quer saber mais sobre essa abordagem? O livro Jardim de Infância para a vida toda, por uma aprendizagem criativa, mão na massa e relevante para todos é um excelente referencial para nos aprofundarmos mais sobre essa temática: