Olá, professor!
Já pensou o quanto ela pode ser uma aliada na aprendizagem dos seus alunos?
Passamos tantas horas nesse espaço que ele se torna quase uma segunda casa, por isso é crucial valorizá-lo e usá-lo com responsabilidade.
É comum vermos educadores preocupados com a estética da sala, preenchendo suas paredes com decorações volumosas e coloridas. Mas será que essas decorações são realmente cruciais para o cotidiano escolar? E, mais importante, elas são favoráveis para os principais protagonistas desse ambiente: as crianças?
Um exemplo ilustrativo é o caso de Ana, uma professora da Educação Infantil, a qual decidiu que o tema da decoração da sua sala de aula seria o “fundo do mar”. Para tanto, passou todas as suas férias de janeiro recortando várias folhas de E.V.A coloridas e repletas de glitter e preparou uma decoração realmente encantadora para sua turma. No entanto, ao receber seus alunos, ela se deparou com Henrique, que tinha uma experiência traumática relacionada ao mar. Sendo assim, cada vez que entrava na sala, Henrique se lembrava desse episódio, tornando o ambiente desconfortável para ele.
Isso nos faz refletir: a sala de aula deve ser acolhedora e inclusiva para todos. Ela deve refletir a história e a identidade daqueles que a frequentam e, acima de tudo, ser um ambiente que promova a aprendizagem. Diante disso, um ponto inicial seria mudar a perspectiva ao pensar na elaboração desse espaço: não construí-lo PARA os alunos, mas COM os alunos.
Aqui estão algumas dicas para esse processo de construção:
– Incluir desenhos e produções das crianças.
– Criar e expor textos coletivos.
– Utilizar parlendas, poesias e canções, permitindo que as crianças as ilustrem.
– Expor fotos das atividades escolares.
– Registrar falas das crianças que expressem suas experiências e descobertas.
– Documentar o processo pedagógico vivenciado pela turma.
– Dispor de ferramentas que auxiliem no aprendizado, como calendários, retas numéricas, alfabeto e cartazes de rotina.
– E, em especial, estimular a criatividade, incorporando tudo que alunos e professores possam imaginar!
Você tem mais alguma ideia para compartilhar, professor?
Contribua conosco nesse processo de construção!
Dulcimara dos santos
Muito bom!!!!!
Silvinha Alves de Sene Gonçalves
São muito mais que momentos divertidos ou simples passatempos e, sim, momentos de descoberta, construção e compreensão de si; estímulos à autonomia, à criatividade, à expressão pessoal. Dessa forma, possibilitam a aquisição e o desenvolvimento de aspectos importantes para a construção da aprendizagem. Possibilitam, ainda, que educadores e educando se descubram, se integrem e encontrem novas formas de viver a educação.
Adorei a frase: Não construí-lo PARA os alunos, mas COM os alunos.
Parabéns!!! Riquissimo. Um verdadeiro puxão de orelha.
Joelma
Excelente texto! As paredes da escola devem ser um convite ao aprendizado significativo e representar o protagonismo das crianças que ali estão inseridas.
Tânia
Então adorei seu texto, fecha direitinho com meu ponto de vista.Acredito muito em construção e criatividade dos alunos, tenho certeza que a sala será a construção da história deles, apenas com uma pequena parcela do professor.
Parabéns!