Olá, educadores. Tudo bem?

Um dos grandes legados que a Escola deixa para as crianças e os jovens é o acesso ao universo da leitura e da escrita. Ler e escrever é uma das principais chaves para o exercício da cidadania. Aquele que sabe ler, consegue enxergar a realidade que se esconde atrás das entrelinhas dos discursos bem estabelecidos e articulados e, assim, é capaz de propor outras interpretações, novos sentidos etc. “Os fantásticos livros voadores do Sr. Lessmore” é um curta de animação que deixa isso extremamente claro e, por isso, recomendamos que você, professora/professor, caso ainda não tenha visto, pare uns 15 minutinhos para assistir. 

Visto que ler é construir sentidos, o primeiro passo é deixar claro para os pequenos qual a intenção da leitura a ser realizada (para quê?), por qual razão ela ocorrerá (por quê?) e o que será lido (um poema? uma narrativa? um texto informativo?). Essas perguntinhas parecem triviais, mas elas garantem aos pequenos compreender a “busca” a ser realizada na leitura. 

Isso posto, a promoção da leitura e do engajamento das crianças será tanto maior quanto mais claras estiverem para o/a professor/a as chaves de leitura, isto é, a escuta ativa e as conversas apreciativas. A “escuta ativa” diz respeito à valorização da fala da criança dentro do contexto da obra ou do texto lidos. Da realização de uma leitura há sempre uma troca de conhecimentos e uma interação. Já as “conversas apreciativas” podem ocorrer durante a leitura ou depois dela. Nelas, estão em jogo as impressões pessoais do que foi lido e o destaque dos aspectos da obra/texto que merecem ser observados e analisados. Sempre com muita ludicidade! 

 Então, professores(as), como vocês têm realizado a leitura em voz alta com os pequenos? Deixe sua resposta nos comentários!