Olá, educadores. Tudo bem?
O Sistema Positivo de Ensino valoriza o uso de variados recursos sensoriais. Na Educação infantil, inclusive, em cada etapa de ensino, há sugestões de fragrâncias específicas. Cada uma é pensada com a intenção de contrastar com a cor da mascote de referência e provocar sensações de tranquilidade, concentração, relaxamento, entre outras.
No G3, temos a cúrcuma, como elemento da natureza, por seu aroma e cor, representando a energia e a vitalidade, características dessa faixa etária, em contraste com a suavidade da forma e da cor do Bolota.
____________________________
A camomila e a lavanda são os recursos olfativos que marcam o G4 e se destacam ao contrastar com o Batatito. Esses elementos oferecem estímulos para atividades sensoriais, que podem propor a exploração de cheiros, texturas e até sabores, aguçando a percepção das crianças e enriquecendo a experiência escolar delas.
____________________________
Os elementos olfativos de referência do G5 são alecrim, hortelã e salsinha (ou coentro), ervas aromáticas muito comumente usadas para enriquecer os preparos culinários país afora. Essa composição é um convite à exploração e à experimentação e ainda realça a cor e formato da Jujuba.
Mas você sabe por que é importante utilizar esses recursos olfativos na prática pedagógica, principalmente, na Educação infantil?
Assista ao vídeo abaixo para se aprofundar nesse tema e saber quais novidades estão por vir.