Olá, professor e professora!
Você já pensou em utilizar os jogos digitais como recurso metodológico em suas práticas docentes?
Os jogos digitais são formas de diversão interativa que favorecem o aprendizado dos nossos estudantes. As novas gerações já nasceram sob a era digital. Por isso, os estudantes e os jovens profissionais de hoje tendem a ser mais rápidos, mais dinâmicos e conhecem a tecnologia com enorme propriedade. Para despertar o interesse desses nativos digitais, as propostas pedagógicas devem adequar-se aos novos tempos e utilizar recursos tecnológicos disponíveis no processo de ensino-aprendizagem. Desse modo, os jogos digitais passaram a fazer parte do nosso cotidiano, permeando a nossa vida social nos mais diversos grupos e contextos da sociedade e, assim, revolucionar a forma de como os jovens se comunicam, aprendem e se divertem. Para além do lado lúdico desses jogos, eles têm sido utilizados frequentemente para a simulação de cenários e de atividades em diferentes áreas de atuação, já que eles consistem em simulações do mundo real que se adequam a qualquer nível de abstração.
De um modo geral, os jogos digitais nos colocam diante de situações que podem envolver conflitos, colaborações, competições, exigindo o cumprimento de regras e demonstração de habilidades, visando superar desafios para o alcance de um determinado objetivo.
Quer conhecer um pouco mais sobre a Aprendizagem Baseada em Jogos digitais? Uma referência interessante é o livro de Marc Prensky, da editora Senac, que nos mostra como os jogos digitais podem ser uma forma divertida e eficaz para aprender os mais diversos conteúdos, já que consistem em um recurso surpreendente não apenas para a aprendizagem escolar, mas também para diversos tipos de treinamento institucional.
INDIONARA JOSEANE
PARABÉNS PELO ARTIGO É DE SUMA IMPORTÂNCIA PARA NÓS COMO EDUCADORES ESTARMOS SEMPRE INOVANDO.
Janaína
Olá, analisando a temática do proposto texto e observando a relação dos estudantes com o conteúdo, acredito que jogos digitais possam ter um papel importante na conexão entre teoria e aprendizagem significativa. Porém, é preciso que tenhamos formação e condições de incluir melhor o conteúdo nos jogos. Por exemplo, sou professora de espanhol e vejo que para vocabulários isolados até funciona, mas na hora da comunicação os jogos ainda ainda falhos. Assim, que tipo de jogos você sugere?