Olá, professor e professora!
A aprendizagem colaborativa é uma estratégia diferenciada de ensino que se baseia na interação e na participação ativa dos estudantes no processo de construção do conhecimento.
O objetivo é promover a troca de experiências, o cooperativismo e o engajamento, colocando-os como protagonistas. No âmbito escolar, a aprendizagem colaborativa seria duas ou mais pessoas trabalhando em grupos com objetivos compartilhados, auxiliando-se mutuamente na construção de conhecimento.
Hoje, o processo ensino-aprendizagem não está mais centrado na figura do professor, mas sim, na implementação de práticas que colocam o estudante como protagonista para que ele possa desenvolver suas habilidades sociais e cognitivas de modo criativo, na interação com o outro, para desenvolver uma das dez competências gerais da Base Nacional Comum Curricular: a empatia e a cooperação, que, de acordo com esse documento, consiste em “exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade de indivíduos e de grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza”.(BNCC, p. 10, 2017).
Assim, são muitos os benefícios que a aprendizagem colaborativa pode proporcionar, dentre os quais:
Desenvolvimento do senso de trabalho em equipe.
Desenvolvimento de novas competências comportamentais e intelectuais.
Melhora da autoestima.
Aprimoramento da comunicação.
Desenvolvimento do senso crítico, lógico e analítico.
Melhora nos relacionamentos interpessoais.
Aprendizagem prática em vez de memorização teórica.
Desenvolvimento das habilidades de compreensão e de saber lidar com pontos de vista diferentes.
Troca de experiências que proporcionam engajamento, envolvimento e motivação dos participantes.
Sentimento de pertencimento e identidade dentro do grupo.
Uma excelente referência para colocarmos isso em prática é o livro Planejando o trabalho em grupo, de Cohen e Lotan, de 2017, que traz atualizações importantes sobre como aplicar com sucesso a aprendizagem cooperativa, de modo a construir salas de aula equitativas. Nesse livro, as autoras nos apresentam as descobertas das mais recentes sobre o que torna uma tarefa adequada para grupos, mostram como o trabalho em equipe contribui para o crescimento e o desenvolvimento dos estudantes, e como os professores podem organizar suas salas de aula para que todos participem ativamente.
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2018. Disponível em http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bnc
COHEN, Elizabeth G.; LOTAN, Rachel A. Planejando o trabalho em grupo. 3 ed. Porto Alegre: Penso, 2017.