Olá professor e professora!

Constantemente, como professores que somos, estamos buscando novas alternativas de Ensino e Aprendizagem. Estar com o Sistema Positivo de Ensino como parceiro, é perceber essas inovações na prática! Sendo assim, buscar informações e colocá-las em uso, são costumes importantes no nosso trabalho.

Aqui irei utilizar como exemplo um Quiz sobre Formações Vegetais, disponível na estante de conteúdo e no material

Seguem algumas orientações importantes: nesse caso, é imprescindível que o professor faça uma abordagem em sala de aula, considerando a sequência didática proposta no livro, em que inicie as discussões com imagens e perguntas disparadoras de discussões a respeito da temática (SENSIBILIZAR). Assim, conseguirá criar relações com o que os alunos já sabem sobre o tema e aprofundará os conceitos que estão descritos no material didático (CONSTRUIR). Em seguida, esgotadas as dúvidas e comentários dos estudantes, é importante que eles possam organizar as informações que adquiriram (SISTEMATIZAR). Isso pode ser feito com a sessão “Organize as ideias”, nesse caso, proposto na página 16 do volume. Após, pode ser solicitada a realização da sessão “Hora de Estudo”, no intuito de que conheçam como podem ser cobradas questões relacionadas às Formações Vegetais (APLICAR).

Como possibilidade de trazer um “movimento” para a sala de aula, que tal propor o Quiz disponível neste capítulo do livro didático? Desta forma, é possível estimular a criatividade de cada estudante e interação entre os alunos. É interessante promover um momento descontraído, ao mesmo tempo, de aprendizado. Que tal estimular a participação deles com alguns “docinhos”? Claro, se for uma possibilidade entre os estudantes das turmas que atualmente você ministra suas aulas. O Quiz se torna uma excelente oportunidade de retomada do que aprenderam, bem como, de aprofundamento nos conceitos e características das formações vegetais que foram estudadas, que pode anteceder um momento de avaliação formal.

Aqui temos a introdução ao Quiz, em que pode ser compartilhada a tela do computador com os alunos na escola, caso não seja permitido o uso do celular por parte dos estudantes, dando orientações sobre como a atividade vai ocorrer:

Apresente as perguntas para a turma e cronometre o tempo para que haja a indicação de uma resposta. Pode ser feito a divisão da turma em dois times e que, para cada pergunta, indiquem uma pessoa para responder, tendo uma dupla “competindo”. Quem acertar, leva o ponto para o time que pertence.

Aqui o professor tem a possibilidade de ler o feedback da questão para a turma. Nesse momento é possível reforçar as características da vegetação, por exemplo, fazendo os estudantes pensarem diretamente no assunto tratado.

Após o término do Quiz, expor os resultados e “premiar” os alunos, se for o caso. Fazer o fechamento, expondo os conteúdos que foram propostos na atividade.

Importante mencionar que esse tipo de atividade está disponível no livro do estudante e do professor, bem como, na estante de conteúdo (entre no seu livro, navegue pelos capítulos e clique em “links”). Em todos os componentes curriculares, em diversos capítulos, é possível desenvolver esses momentos com os alunos, há quizzes, infográficos, tours em museus, entre outros.

E aí, professor, que tal propor uma atividade assim para as suas turmas?

Thierre André Monaro  – Assessor de conhecimento do Sistema Positivo de Ensino