Olá professor e professora!
Você, que utiliza o material do G3, G4 ou G5, deve observar no Livro do Professor (p. 39 a 50) a indicação de um projeto incrível denominado “Entre Poemas”.
Esse projeto é proposto para ser realizado ao longo de todo o ano e está previsto no Percurso didático e no Plano semanal (disponível no Positivo On).
O foco dessa proposta é promover, por meio de um projeto que envolve práticas que intensificam o processo de alfabetização, como a consciência fonológica, por meio da escuta e pronúncia de palavras e frases, leitura de palavras e imagens presentes no material impresso ou projetadas, e escrita de palavras e imagens, uma vez que a criança será estimulada a expressar a sua interpretação do poema também por meio de representação gráfica.
Além de fortalecer as práticas que compõem a alfabetização, esse projeto fortalece o letramento, estimulando o aumento do conhecimento de mundo da criança, o desenvolvimento da criatividade, a ampliação da capacidade de interpretação, entre outros.
Conforme descrito no Livro do Professor, esse projeto pode e deve envolver o perfil das crianças de cada turma e a característica estrutural e cultural da escola. Outra sugestão é o incentivo para ampliar as ações desse projeto para outros segmentos.
Para incluir as crianças de 1 e 2 anos nesse projeto “Entre Poemas”, aqui estão algumas sugestões usando como referência os livros de literatura que estão inclusos no material de 2025:
Projeto para o G1: “O Encontro na Escola”
Tema: Amizade e descobertas
Recursos e Materiais:
- Livro “O Encontro” de Michele Iacocca
- Brinquedos ou objetos que representem amigos (bonecos, bichinhos)
- Papel grande e colorido para colagens
- Materiais sensoriais (tecidos, texturas)
- Música suave para momentos de interação
Exploração de Espaços:
- Dia 1: Leitura do livro em um ambiente confortável. Use entonação e expressões faciais para engajar as crianças. Pergunte como elas se sentem em relação aos amigos.
- Dia 2-3: Atividade de interação: leve as crianças a diferentes espaços (pátio, sala de aula, brinquedoteca) e incentive-as a explorar, usando os brinquedos para representar encontros (ex: “Vamos brincar juntos!”).
- Dia 4-5: Colagem simples: ofereça papéis coloridos e materiais sensoriais para que as crianças possam colar e criar um mural de “encontros”. Ajude-as a nomear as texturas e cores.
- Dia 6-7: Incentive as crianças a fazer desenhos simples sobre seus amigos ou encontros, usando giz de cera ou tintas.
- Dia 8-10: Crie um mural “O Encontro na Escola” com as colagens e desenhos, e faça um momento de roda, onde cada criança pode mostrar e falar sobre seu trabalho.
Projeto para o G2: “Rimas e Números”
Tema: Rimas e sons
Recursos e Materiais:
- Livro “123 Rima com Você” de Lalau e Laurabeatriz
- Brinquedos ou objetos para contar (blocos, bonecos)
- Papel colorido e canetas laváveis
- Música com rimas e sons
- Cartões coloridos para a atividade de rima
Exploração de Espaços:
- Dia 1: Leitura interativa do livro, destacando as rimas. Use gestos e expressões faciais para ajudar na compreensão.
- Dia 2-3: Atividade de contagem: use brinquedos ou objetos para contar enquanto canta músicas com rimas. Por exemplo, contar os blocos em um círculo.
- Dia 4-5: Rima com objetos: mostre cartões coloridos e incentive as crianças a associar os objetos que têm rimas, como “gato” e “pato”. Use imagens e sons para tornar a atividade mais divertida.
- Dia 6-7: Criação de um “Livro de Rimas”: ajude as crianças a colar imagens ou objetos que rimam em páginas grandes. Use materiais táteis para tornar a atividade mais sensorial.
- Dia 8-10: Realize uma apresentação com música e rimas, onde as crianças podem dançar e cantar. Crie um espaço de leitura para que elas possam mostrar o “Livro de Rimas” para os colegas.
Espero que essas dicas te inspirem a colocar em prática esse e outros projetos utilizando poemas!
Escreva nos comentários se já conhecia o projeto “Entre poemas” e como foi realizado na sua escola.
Maria Auxiliadora J. Abrão
Que momentos divertidos e de grande aprendizagem e para o próprio professor conhecer melhor seus alunos…